Escritório de Processos Organizacionais do TSE reúne representantes de TREs em Fortaleza

Encontro
Representantes do Escritório de Processos Organizacionais do TSE (EPO) estão reunidos nos dias 19 e 20 deste mês, no auditório do Fórum Eleitoral em Fortaleza, com servidores dos TREs da região Nordeste para trabalhar a Gestão de Processos com a finalidade de aprimorar o atendimento ao eleitor. O encontro, chamado "Construção da visão de futuro do processo de atendimento ao eleitor", pretende trazer à discussão os ganhos com um bom atendimento e ações práticas para o alcance destes ganhos e para a implantação de melhorias.
Participantes
Com este encontro, sediado pelo TRE do Ceará, o TSE encerra uma série de visitas que já aconteceram em Minas Gerais (piloto), Paraná, Rondônia, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Em Fortaleza, participam do encontro a Assessora Chefe do EPO, Sônia Kill, o Gerente do Projeto, Daniel Correia, representantes da STI e SGP do TSE, além de um servidor de cartórios eleitorais de cada Regional. Representando o Ceará, participam: um chefe de cartório, dois servidores da Central de Atendimento ao Eleitor, a Coordenadora de Eleições, um servidor da Corregedoria Regional Eleitoral e todos os servidores da Assessoria de Planejamento e Gestão – ASPEG.
Gestão de processos
O TSE está intensificando os trabalhos na gestão dos processos organizacionais e incentiva os regionais a seguir o mesmo caminho. No Ceará, a ASPEG já iniciou, por orientação do TSE, os trabalhos de gestão de processos desde 2011. No dia 18 de julho, antecedendo o encontro, os representantes do EPO visitaram a sede do TRE e servidores da Assessoria de Planejamento e Gestão fizeram uma reunião, na Sala de Sessões do Pleno do Tribunal, aonde apresentaram à equipe do TSE a nossa arquitetura de processos (identificação dos principais processos organizacionais da Justiça Eleitoral no Ceará) e a metodologia de gestão de processos que está sendo adotada nesta Justiça Especializada. Além disso, foram apresentados os dez processos já mapeados pelo TRE do Ceará.
Finalização
Após cada reunião, a equipe do TSE elabora um documento com as ideias e sugestões do grupo e, ao final, promoverá um seminário de melhorias que ainda não tem data marcada para acontecer.

