TRE inicia reuniões sobre as Eleições 2012 com os juízes eleitorais de todo o Estado
Presidente do TRE reúne juízes eleitorais do Estado do Ceará para falar sobre as eleições 2012

Abertura do encontro
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, desembargador Ademar Mendes Bezerra, abriu nesta quinta-feira (14/6), no auditório da ESMEC – Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará – a primeira de uma série de cinco reuniões com os juízes eleitorais de todo o Estado. Compuseram a mesa diretora do evento, o diretor geral do TRE, José Humberto Mota Cavalcanti, o juiz auxiliar da Corregedoria Regional Eleitoral, Cléber de Castro Cruz, e o coordenador da ESMEC, juiz Emílio de Medeiros Viana.
Ao abrir o encontro, o presidente do TRE, elogiou o corpo de servidores, juízes e promotores do tribunal e fez um apelo “para que todos vistam a camisa da Justiça Eleitoral nas próximas eleições, que serão significativas por marcarem a implementação da chamada Lei da Ficha Limpa, que sem dúvida representa uma conquista e um avanço para a sociedade brasileria”.
O juiz auxiliar da CRE, Cléber de Castro Cruz, também mencionou a Lei da Ficha Limpa, mas destacou que “a fase dos debates sobre o tema já foi esgotada e agora o que vale é a ação”. E lembrou da importância dessas reuniões para discutir todos os pontos principais na organização das próximas eleições: “O juiz não é só julgador. Ele também é um administrador quando está à frente de um pleito eleitoral, conduzindo todos os trabalhos”, concluiu.
Através da Corregedoria Regional Eleitoral, os juízes das 123 zonas eleitorais do Ceará foram convocados para discutir temas importantes em torno do planejamento e da operacionalidade das Eleições 2012. Na reunião desta quinta-feira (14/6), estiveram presentes os juízes de 31 zonas eleitorais: as 13 ZEs de Fortaleza e mais 18 zonas eleitorais do interior do Estado – São Gonçalo do Amarante, Trairi, Paracuru, Jaguaruana, Cascavel, Aracati, Pacajus, Aquiraz, Beberibe, Canindé, Pacatuba, Maranguape, Quixadá, Quixeramobim, Maracanaú (2 ZEs) e Caucaia (2 ZEs).
Temas discutidos
Vários assuntos pertinentes às Eleições 2012 foram apresentados pelos gestores do TRE aos juízes eleitorais. O secretário de Tecnologia da Informação, Carlos Sampaio, falou sobre a infraestrutura, logística e aspectos de segurança da urna eletrônica. A coordenadora de Eleições, Edna Sabóia, apresentou o Programa das Eleições, seu planejamento, orçamento e a criação de seções eleitorais especiais. O treinamento de mesários e o Programa de Mesário Voluntário foram abordados pela coordenadora de Educação e Desenvolvimento, Alaíse Rodrigues Mota e pela coordenadora da Escola Judiciária Eleitoral, Priscilla Siqueira. Finalmente, o juiz auxiliar da Corregedoria, Cléber de Castro Cruz, apresentou aos juízes as determinações em relação ao Registro de Candidatura, Propaganda e Poder de Polícia, Representações, Ação de Investigação Eleitoral, Crimes Eleitorais e Atos Preparatórios da Votação, Apuração e Diplomação.
O juiz Ricardo Emídio de Aquino Nogueira, da 36ª ZE, no município de São Gonçalo do Amarante, destacou a importância da reunião: “Foi extremamente positiva, trocamos ideias, tiramos dúvidas, principalmente em relação às urnas novas, e vimos os aprimoramentos adotados pelo TRE para a segurança de um pleito em que todos nós, juízes, promotores e servidores, trabalharemos para que seja tranquilo e limpo”.
Os mesmos temas serão apresentados na reunião desta sexta-feira, 15/6, a partir das 8h:30m, na ESMEC, para os juízes de outras 30 zonas eleitorais do interior do Estado: Baturité, Redenção, Aracoiaba, Pacoti, Mulungu, Itapiúna, Capistrano, Tauá, Independência, Boa Viagem, Aiuaba, Parambu, Crateús, Nova Russas, Tamboril, Monsenhor Tabosa, Novo Oriente, Itapipoca (2 ZEs), Uruburetama, Itapajé, São Luís do Curu, Pentecoste, Russas, Limoeiro do Norte, Morada Nova, Jaguaretama, Alto Santo, Tabuleiro do Norte, e Iracema.
Outra reuniões
Mais três reuniões com os juízes eleitorais estão programadas para acontecer no interior do Estado: dia 18/6, em Juazeiro do Norte; dia 19/6, em Iguatu; e no dia 25/6, em Sobral. Veja a relação das zonas eleitorais convocadas para esses encontros e o calendário completo das reuniões multidisciplinares.