TRE fará plantão no final de semana para atender aos eleitores

Atendimento no final de semana
Os servidores da Justiça Eleitoral farão plantão neste sábado (5/5) e domingo (6/5), pela manhã, para atender aos eleitores. Nos 110 cartórios eleitorais do interior do Estado e no Ginásio Paulo Sarasate, na capital, haverá expediente das 8 às 12 horas. Quem estiver na fila até o horário de encerramento dos trabalhos receberá uma senha para ser atendido no mesmo dia. Além do final de semana, o TRE atenderá aos eleitores, de segunda (7/5) a quarta-feira (9/5), em todo o Estado, das 8 às 18 horas.
Desde segunda-feira, 30/4, vem sendo realizado, no Ginásio Paulo Sarasate, o mutirão do TRE para agilizar o atendimento aos eleitores que ainda precisam resolver alguma pendência com a Justiça Eleitoral. O mutirão será realizado até o dia 9 de maio, quando se encerra o prazo de alistamento eleitoral.
Em cinco dias, já passa de 10 mil o número de eleitores atendidos no Ginásio Paulo Sarasate. Foram montados no ginásio 65 microcomputadores – 50 para atendimento normal e 15 para preferencial, com capacidade de atendimento de até 8 mil eleitores por dia. Um contingente de 350 pessoas, entre juízes, servidores da Justiça Eleitoral, terceirizados e de segurança (policiais militares e guardas municipais), foi mobilizado para atender aos eleitores.
Os eleitores que querem tirar o título pela primeira vez, vão fazer a transferência, revisão ou resolver alguma pendência com a Justiça Eleitoral, devem levar um documento oficial com foto e um comprovante de residência (originais e cópias). Os homens com dezoito anos completos, que vão tirar o título pela primeira vez, devem levar ainda o documento de alistamento militar.
Servidores recebem visita dos desembargadores
Hoje, 4/5, os servidores da Justiça Eleitoral que trabalham no Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza, receberam a visita do presidente do TRE, desembargador Ademar Mendes Bezerra, e da vice-presidente e corregedora regional eleitoral, desembargadora, Maria Iracema Martins do Vale. Os dois desembargadores percorreram os terminais de atendimento, montados no ginásio, e conversaram com servidores e eleitores.
Numa conversa informal, o presidente do TRE, desembargador Ademar Mendes Bezerra, lembrou a um jovem eleitor para “observar os candidatos com ficha limpa e votar em quem esteja preparado para gerir as contas públicas”. O estudante Cássio Anderson, de 18 anos, ouviu com atenção a fala do desembargador e afirmou com firmeza: “Ficha suja não vai ter vez comigo, não!”
A vice-presidente e corregedora do TRE, desembargadora Maria Iracema Martins do Vale, também conversou com os servidores e fez uma apelo aos eleitores para lembrar àqueles que ainda não regularizaram o título: “Falem a todos, amigos e familiares, que compareçam logo e não deixem para tirar o título na última hora”.
Caucaia e Aquiraz
Caucaia e Aquiraz também receberam reforço para o atendimento aos eleitores na reta final do alistamento eleitoral.
A unidade móvel do TRE está, desde ontem, 3/5, em Aquiraz, para atender aos eleitores. Com isso, a capacidade de atendimento subirá para 500 eleitores/dia para os que votam em Aquiraz e de 220 eleitores/dia para os que votam no município de Eusébio e precisam fazer a identificação biométrica.
Em Caucaia, desde a última segunda-feira, 30/4, os eleitores vêm sendo atendidos num espaço maior, o Grêmio de Recreio e Estudos de Caucaia, na rua José Rocha s/n, no Centro da cidade, aumentando a capacidade de atendimento para 700 eleitores/dia.
Nas duas cidades, como nos demais cartórios do interior do Estado, o atendimento no final de semana será das 8 às 12 horas. E, de segunda (7/5) a quarta-feira (9/5), das 8 às 18 horas.
Acessibilidade
O TRE lembra ainda aos eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida que o prazo para informar a sua situação à Justiça Eleitoral também termina no dia 9 de maio. Até lá, esses eleitores devem preencher um formulário, disponível no site www.tre-ce.gov.br, fornecendo os seus dados para que o TRE tome providências no sentido de melhorar o acesso nos locais de votação já nas eleições deste ano.
Quem não informar a sua situação até o dia 9 de maio, terá mais uma oportunidade, no dia da eleição (7 de outubro), a fim de que o TRE possa melhorar o acesso dos eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida nas eleições de 2014.
O TRE disponibilizou ainda o telefone 148, que funciona das 8h às 19 horas, para tirar dúvidas dos eleitores.