Servidores da CRE-CE apresentam em Goiânia o Sistema Pólis

Os servidores Giancarlo Priante (secretário da Corregedoria), José Ribeiro Filho (chefe da SEDIP) e Misael Ferreira (SESCO) apresentaram, em Goiânia, na quarta-feira, 10/4, a representantes da Corregedoria-Geral Eleitoral e de todas as corregedorias regionais do País, o PÓLIS – Sistema Integrado de Atualização da Situação do Eleitor.
O projeto, concebido pela Corregedoria do Ceará e desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação, é um sistema virtual de recebimento de informações advindas de órgãos e entidades que gerem alterações ou detenham informações que impliquem modificação na situação do eleitor, tais como cartórios de registro civil; juízos cíveis, criminais e de execução penal; forças armadas, órgãos controladores de exercício profissional, dentre outras.
O PÓLIS simplifica a remessa da informação por esses clientes externos, possibilita o recebimento dos dados de forma padronizada, clara e objetiva, reduz o tempo de tramitação, os custos e o impacto ambiental, e produz efeito positivo (tempo, produtividade, qualidade) no trabalho.
Segundo Giancarlo Priante, "a exposição foi de grande valia, não somente por divulgar o trabalho do TRE-CE, mas para lançar uma reflexão sobre a necessidade de se otimizarem procedimentos referentes à anotação no cadastro individual do eleitor'. Para Cláudio Orselli, da CRE-SP, "o sistema traz ganho na agilidade da informação". Marta Germano, da CRE-RN, elogiou a iniciativa e revelou interesse, principalmente, no módulo do Sistema que tratará das condenações criminais. Ateon Siqueira, do TRE-TO, acredita que a "utilização da ferramenta facilitará os serviços prestados pelas corregedorias e zonas eleitorais e aumentará a confiabilidade das anotações efetuadas". Destacou, ainda, o fato de o PÓLIS contemplar "todas as situações referentes à suspensão e restabelecimento de direitos políticos".

