TRE-CE lança campanha de recadastramento biométrico em Aquiraz

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, desembargador Ademar Mendes Bezerra, fez o lançamento oficial da campanha do recadastramento biométrico, na manhã desta terça-feira, 16/4, em Aquiraz. O juiz eleitoral da 66ª zona, presidente da biometria, Francisco das Chagas Gomes e o prefeito Antônio Fernando Freitas Guimarães também participaram da solenidade.
Para o presidente do TRE-CE, a identificação biométrica dos eleitores proporciona eleições cada vez mais limpas. "Estamos muito satisfeitos por estar na primeira capital do Ceará, lançando a biometria, e a pretensão é estender para todo o Estado", afirmou o desembargador Ademar Mendes Bezerra.
O presidente da biometria, em Aquiraz, Francisco das Chagas Gomes, agradeceu pelo apoio prestado pelo tribunal, não só na biometria, como também nas preparações das eleições de 2012. "Comemoramos a mudança para nova sede, maior e com melhor estrutura para o trabalho dos servidores e para o conforto dos eleitores", ressaltou.
O avanço que a identificação pelas digitais representa foi destacado pelo prefeito de Aquiraz, Fernando Freitas. Segundo ele, "a biometria isenta a apresentação de documento de identidade, apenas a digital identificará o eleitor".
Biometria em números
Até o final de novembro, 45 mil eleitores de Aquiraz precisam comparecer ao cartório eleitoral para a atualização dos dados pessoais, bem como a coleta das impressões digitais e da foto. O recadastramento biométrico, no município foi iniciado em fevereiro deste ano. Até agora, já compareceram 3.390 eleitores, o que representa 7,51% do eleitorado. Para o atendimento, o TRE pretende ampliar para 50 o quadro de servidores e estagiários, com 13 kits biométricos. A partir de segunda-feira, 22/4, o cartório eleitoral de Aquiraz vai funcionar no seguinte endereço: rua Francisco Câmara, nº 144, Centro.
Com a conclusão dos trabalhos da biometria, nos municípios de Aquiraz, Juazeiro do Norte, Sobral, Forquilha, Alcântaras, Crateús e Ipaporanga, o TRE terá mais 7,04% do eleitorado cearense recadastrado. A meta é que até 2018 todo o Estado tenha passado pela revisão. Até fevereiro deste ano só o município de Eusébio tinha os seus eleitores cadastrados biometricamente. Ou seja, apenas 0,49% (30.318 eleitores) do total do eleitorado no Estado do Ceará, que soma hoje 6.192.371 eleitores.
Com o início dos trabalhos de recadastramento biométrico nas zonas eleitorais que compreendem os sete municípios, há pouco mais de um mês, já foram cadastrados 14 mil eleitores – 3,2% da meta a ser alcançada até o final do ano. Para isso, o TRE ampliará a sua capacidade de atendimento aos eleitores até o final de abril. Em Sobral e Juazeiro do Norte serão disponibilizados 31 kits biométricos para cada município, enquanto Aquiraz e Crateús passarão a contar com 13 kits biométricos para cada um.
O TRE lembra aos eleitores que não deixem para se cadastrar na última hora. Assim, estarão contribuindo para a agilização dos trabalhos e do seu próprio atendimento, que poderá ser agendado pela internet, com mais conforto, a fim de que sejam evitadas as longas filas de espera.
Confira o calendário do recadastramento biométrico no Ceará em 2013:
- Em Sobral, Alcântaras e Forquilha: 14/03/2013 a 13/12/2013;
- Em Juazeiro do Norte: 05/04/2013 a 13/12/2013;
- Em Aquiraz: 16/04/2013 a 29/11/2013;
- Em Crateús e Ipaporanga:19/04/2013 a 29/11/2013.
Agendamento
Para agilizar os trabalhos e facilitar o acesso dos eleitores aos cartórios eleitorais, o TRE do Ceará disponibilizou em seu site na internet o sistema de agendamento para os eleitores que votam nos municípios programados para fazer o recadastramento biométrico. O eleitor poderá escolher local, data e horário nos quais deseja ser atendido. Para aqueles que não têm acesso à internet, o agendamento também poderá ser realizado pelo telefone 148, das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.
O requerente deverá comparecer ao local de atendimento no dia e horário agendados portando documento de identificação original, comprovante de residência original, título eleitoral (se tiver) e CPF (se tiver). Para a operação de alistamento (primeira vez), o maior de dezoito anos e menor de 45 anos, do sexo masculino, deverá apresentar também o comprovante de quitação com o serviço militar.