Falece o desembargador aposentado Raimundo Hélio de Paiva Castro
O desembargador aposentado do Tribunal de Justiça e ex-presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, Raimundo Hélio de Paiva Castro, faleceu nesta quinta-feira, 24/10, de causas naturais. O velório ocorrerá na funerária Ethernus, na rua Padre Valdevino, 1688, bairro Aldeota, em Fortaleza. Nesta sexta-feira, 25/10, haverá, às 8h, missa de corpo presente no Cemitério Jardim Metropolitano, no Eusébio, e a cremação será às 9h.
O desembargador presidiu o TRE no período de 9 de junho de 1999 a 8 de junho de 2001 e, antes disso, foi vice-presidente e corregedor no período de 1997 a 1999. Nasceu em Aracoiaba, interior do Ceará, no dia 6 de junho de 1932. Formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Ceará (UFC), em 1957. Atuou como advogado, antes de participar de concurso público para o cargo de juiz. Aprovado em terceiro lugar, foi nomeado para a Comarca de Pereiro. Atuou ainda em Guaraciaba do Norte, Beberibe, Cedro, Caucaia, Iguatu e Crato.
Na Comarca de Fortaleza, desempenhou as funções de juiz auxiliar e, posteriormente, titular da 8ª Vara Criminal. Em 6 de dezembro de 1991, foi nomeado desembargador, pelo critério de merecimento. A posse ocorreu no dia 19 daquele mês. No 2º Grau, presidiu a 2ª Câmara Criminal.
Raimundo Hélio de Paiva Castro era casado com a senhora Leda Maria Granja de Castro com quem teve cinco filhos: os juízes Henrique Jorge Granja de Castro (8ª Vara Criminal de Fortaleza) e Eduardo de Castro Neto (6ª Vara Criminal da Capital), os servidores do TJCE, Breno Granja de Castro e Natália Maria Granja de Castro, além de Cristina Maria Granja de Castro.