Acessibilidade: eleitores têm até o dia 7 de maio para atualizar seus dados

As pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida também tem até o dia 7 de maio para informar sua situação junto à Justiça Eleitoral e, se for o caso, mudar o local de votação, de acordo com o atual comprovante de residência. Com a atualização dos dados do eleitor, o TRE providenciará o melhor acesso às seções eleitorais, diminuindo as barreiras físicas no local.
Os eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida, na capital, poderão comparecer ao Ginásio Paulo Sarasate, até quarta-feira (7/5), das 8h às 17 horas. Eles devem levar documento de identidade oficial com foto e comprovante de residência atual, originais e cópias.
Em Caucaia, os eleitores são atendidos no Grêmio de Recreio e Estudos de Caucaia, na rua José da Rocha Sales, nº 194, no centro da cidade. Em Maracanaú, o atendimento acontece na avenida Edson Queiroz, s/n, no Parque Antônio Justa, próximo ao teatro da cidade. Em Pacajus, os eleitores podem se dirigir à rua Coronel Cícero Nogueira, 363, no centro. Nas demais zonas eleitorais do interior do Estado, este procedimento acontece nos respectivos cartórios eleitorais.
A eleitora Vilza Gurgel Ramalho foi na manhã deste domingo. 4/5, ao Ginásio Paulo Sarasate para transferir seu título de Russas para Fortaleza. Ela mudou-se para a capital e mora na casa da irmã, Vilda, que a acompanhou até o ginásio. Vilza ficou emocionada por poder votar nas próximas eleições. “Poderia ficar em casa, mas participar deste processo e poder eleger a pessoa que vai governar o meu país é muito importante e me sinto valorizada por isso”. Sobre o atendimento dos servidores, sua irmã disse que “todos aqui foram muito gentis e atenciosos e, apesar do grande movimento, fomos atendidas rapidamente”.
Dia da Eleição
A pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida que não puder comparecer aos cartórios eleitorais para informar a sua situação, até o dia 7 de maio, poderá fazê-lo no dia da eleição, no primeiro turno – 5 de outubro deste ano. Ao preencher um pequeno formulário com suas informações, o eleitor estará garantindo uma seção eleitoral mais acessível nas eleições de 2016.
Atendimentos no Ginásio
Do dia 28 de abril, quando começou o mutirão no Ginásio Paulo Sarasate, até este domingo, 4 de maio, já foram atendidos 13 mil eleitores, na capital. A expectativa do TRE é que este número ultrapasse os 20 mil eleitores até o final do alistamento eleitoral. A partir desta segunda-feira, 5/5, até quarta-feira, 7/5, prazo final para regularização do título eleitoral, o atendimento no ginásio e em todas as zonas eleitorais do interior do Estado acontece das 8 às 17 horas.