Esperados mais de 6 mil eleitores no último dia do mutirão no Ginásio Paulo Sarasate

Visita dos desembargadores
No último dia do prazo para regularização do título eleitoral, nesta quarta-feira, 7/5, são esperados no Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza, mais de 6 mil eleitores. Do dia 28 de abril até terça-feira, 6/7, passaram pelo ginásio 21.617 eleitores.
Desde às 8 horas, a movimentação no ginásio tem aumentado consideravelmente, neste último dia de atendimento, que encerra-se às 17 horas. A presidente do TRE-CE, desembargadora Iracema do Vale, e o vice-presidente e corregedor regional eleitoral, desembargador Abelardo Benevides Moraes, estiveram pela manhâ, no ginásio, para acompanhar de perto o trabalho dos servidores da Justiça Eleitoral e conversaram com os eleitores que foram regularizar o título.
A presidente do TRE-CE agradeceu o empenho dos servidores, que durante estes últimos dez dias “foram incansáveis no atendimento ao eleitor aqui em Fortaleza e em todas as zonas eleitorais do Estado”, afirmou a desembargadora Iracema do Vale.
O vice-presidente e corregedor regional eleitoral também ressaltou “a importância desta prestação de serviço ao eleitor, que mesmo deixando para a última hora, merece a nossa atenção e o melhor atendimento possível em todas as zonas eleitorais do Ceará”, disse o desembargador Abelardo Benevides.
O TRE instalou urnas eletrônicas para que o eleitor possa manifestar a sua opinião em relação ao atendimento, no momento em que recebe o título e se prepara para deixar o ginásio. Dentre aqueles que se manifestaram até agora, 92% mostram-se muito satisfeitos ou satisfeitos com o serviço prestado pela Justiça Eleitoral.
Acessibilidade
As pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida também tem até esta quarta-feira, 7 de maio, para informar sua situação junto à Justiça Eleitoral e, se for o caso, mudar o local de votação, de acordo com o atual comprovante de residência. Com a atualização dos dados do eleitor, o TRE providenciará o melhor acesso às seções eleitorais, diminuindo as barreiras físicas no local.
Quem não puder comparecer ao Ginásio Paulo Sarasate, na capital, ou aos cartórios eleitorais do interior para informar a sua situação, até o dia 7 de maio, poderá fazê-lo no dia da eleição, no primeiro turno – 5 de outubro deste ano. Ao preencher um pequeno formulário com suas informações, o eleitor estará garantindo uma seção eleitoral mais acessível nas eleições de 2016.
Biometria
Tendo em vista que muitos eleitores das zonas eleitorais com recadastramento biométrico deixaram para procurar a Justiça Eleitoral na última hora e que não há mais disponibilidade de agendamento no município de Juazeiro do Norte, a Corregedoria Regional Eleitoral faz recomendações, através do ofício-circular nº 11, da CRE, aos juízes e chefes de cartório, no sentido de atender a todos os eleitores que procurarem até as 17 horas desta quarta-feira, 7/5, o Fórum Eleitoral de Juazeiro do Norte e as demais zonas eleitorais envolvidas no recadastramento biométrico: Aquiraz (Eusébio), Sobral (Alcântaras e Forquilha) e Crateús (Ipaporanga).
A orientação da Corregedoria Regional Eleitoral às zonas eleitorais com biometria menciona ainda que, se necessário, caso haja muitos eleitores à espera de atendimento, sem tempo hábil para a coleta dos dados biométricos (impressões digitais e foto), o eleitor assinará o RAE (Requerimento de Alistamento Eleitoral) e será orientado a retornar ao cartório eleitoral até o próximo dia 14 de maio para concluir o processo no cadastro eleitoral e recebimento do título de eleitor.
O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará deixa claro que o prazo final para regularização do título de eleitor será encerrado nesta quarta-feira, 7 de maio, de acordo com o Calendário Eleitoral do TSE, e não pode ser prorrogado.
Em todos os casos, para regularizar a sua situação junto à Justiça Eleitoral, os eleitores devem levar um documento de identidade oficial com foto e comprovante de residência atual, originais e cópias. Para os homens que vão tirar o título pela primeira vez, a partir dos 18 anos, é necessário ainda comprovante de alistamento militar ou certificado de reservista. Caso haja alguma multa, por ausência em eleições passadas, é emitida na hora a guia para o pagamento de R$ 3,50 por cada eleição pendente.