Presidente do TRE visita mutirão que já atendeu a 7 mil eleitores no Ginásio Paulo Sarasate

A presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, desembargadora Maria Iracema Martins do Vale, visitou, na manhã desta sexta-feira, 2/5, o mutirão no Ginásio Paulo Sarasate para ver de perto o trabalho dos servidores do TRE-CE, que já atenderam a 7 mil eleitores de Fortaleza, desde a última segunda-feira, 28/4.
Em sua visita, a desembargadora Iracema do Vale percorreu os guichês de atendimento, conversou com servidores e eleitores e viu de perto que “os cidadãos, que têm ido ao ginásio para tirar o título de eleitor, saem satisfeitos com o atendimento da Justiça Eleitoral”. A presidente do TRE-CE afirmou ainda que “mesmo antes do término do prazo para o fechamento do cadastro eleitoral, vamos antecipar o planejamento da segurança nas próximas eleições, realizando a primeira reunião com o secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará, na próxima segunda feira, 5/5, às 14 horas, no meu gabinete”. Ressaltou a desembargadora que “é importantíssimo garantirmos que as próximas eleições sejam seguras, limpas e que as urnas possam expressar com clareza a vontade dos eleitores”.
A dona de casa Emília Magalhães Silva Alves foi ao ginásio fazer a revisão eleitoral e levou a filha, Amanda., de 1 ano “Não tive com quem deixá-la, mas estou muito satisfeita com o atendimento dos servidores, aqui no ginásio: rápido e eficiente. Daqui, ainda terei tempo para pegar meu outro filho no colégio”.
Faltam apenas cinco dias para o eleitor, que tem alguma pendência com a Justiça Eleitoral, resolver a sua situação para poder votar nas próximas eleições. O prazo final termina na próxima quarta-feira, 7 de maio. O TRE-CE ressalta que a Central de Atendimento ao Eleitor, na Praia de Iracema, estará fechada, durante o mutirão, pois todos os serviços foram transferidos para o Paulo Sarasate.
O atendimento ao eleitor prosseguirá normalmente, em todas as zonas eleitorais do Estado, inclusive no Ginásio Paulo Sarasate, na capital, neste final de semana, sábado (3/5) e domingo (4/5), na parte da manhã, das 8 às 12 horas. Nos três últimos dias, no período de 5 a 7 de maio, o atendimento será das 8 às 17 horas.
A estrutura montada pelo TRE-CE no ginásio tem a capacidade de atender até 500 eleitores por hora. Ao todo, são 250 servidores e 65 guichês – 15 exclusivos para atendimento aos casos preferenciais, como as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. São esperadas, nos dez dias de mutirão, 25 mil pessoas. O serviço começa na triagem, segue para digitação dos dados, conferência e é finalizado com a entrega do documento.
Para regularizar a sua situação junto à Justiça Eleitoral, os eleitores devem levar um documento de identidade oficial com foto e comprovante de residência atual, originais e cópias. Para os homens que vão tirar o título pela primeira vez, a partir dos 18 anos, é necessário ainda comprovante de alistamento militar ou certificado de reservista. Caso haja alguma multa, por ausência em eleições passadas, é emitida na hora a guia para o pagamento de R$ 3,50 por cada eleição pendente.
Em sete municípios do Ceará, o eleitor que for tirar o título até o dia 7 de maio passará pelo sistema de identificação através da biometria. São eles: Aquiraz, Juazeiro do Norte, Sobral, Alcântaras, Forquilha, Crateús e Ipaporanga. Para se cadastrar, o eleitor deverá fazer o agendamento aqui no site do TRE ou através do telefone 148, que dará também outras informações sobre o final do alistamento eleitoral em todo o Estado. Em Fortaleza, não há recadastramento biométrico.