TRE-CE iniciará descentralização do atendimento ao eleitor

Visita da presidente do TRE-CE ao mutirão no Ginásio Paulo Sarasate, em FortalezaTRE-CE iniciará descentralização do atendimento ao eleitor
Presidente do TRE quer ampliar locais de atendimento aos eleitores

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará está em fase final de negociação com a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará para assinatura de contrato de adesão ao Programa de Atendimento Integrado ao Cidadão, que proporcionará a descentralização dos serviços prestados aos eleitores.

O contrato deverá ser assinado, em breve, pela presidente do TRE-CE, desembargadora Iracema do Vale, e a secretária da Justiça e Cidadania, Mariana Lobo. Com isso, o TRE do Ceará procura melhorar o atendimento aos eleitores da capital, evitando que muitos tenham que se deslocar dos seus bairros para o Fórum Eleitoral Péricles Ribeiro, na Praia de Iracema, para resolver suas pendências com a Justiça Eleitoral. O mesmo deverá acontecer nas maiores cidades do interior do Estado, melhorando o atendimento aos eleitores cearenses.

Além da Central de Atendimento ao Eleitor em Fortaleza e das Zonas Eleitorais no interior do Estado, o TRE disponibiliza a unidade móvel que percorre os bairros da capital. Mas o TRE quer dar mais opções aos eleitores.

O novo programa da Secretaria da Justiça e Cidadania prevê a instalação de centrais, que estão sendo chamadas de Vapt Vupt, nos bairros de Fortaleza e em cidades do interior do Estado, que substituirão as atuais Casas do Cidadão.

Já estão em fase de construção as cinco primeiras unidades nos bairros de Antônio Bezerra, Centro, Messejana e nas cidades de Sobral e Juazeiro do Norte. A previsão é de que, no próximo mês de junho, sejam entregues as duas primeiras unidades, em Messejana e em Juazeiro do Norte.

O que é o Vapt Vupt

De acordo com a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará, as centrais Vapt Vupt são executadas por meio de uma parceria público privada com o Consórcio Ceará Cidadão, composto pelas empresas Shopping do Cidadão e Marquise S/A. O contrato tem capital 100% privado e a concessão aos serviços é de quinze anos. O diferencial do programa está na agilidade de prestação de serviço. Ela será avaliada por meio de uma auditoria externa que leva em conta tempo de espera, qualidade do atendimento, infraestrutura e qualificação do pessoal de atendimento.

As primeiras cinco unidades construídas terão, em média, 3.000 m2 e a meta é atingir 260 mil atendimentos por mês. Além da Justiça Eleitoral, haverá postos de atendimento do Procon/Decon, Polícia Civil, Defensoria Pública, Ouvidoria Geral do Estado, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC), Prefeitura Municipal, Polícia Federal e das demais concessionárias de serviços públicos.

 

Acesso rápido