TRE-CE participa de encontro nacional para tratar da revisão do Planejamento Estratégico

O juiz auxiliar da Corregedoria Regional Eleitoral do Ceará e gestor de metas do TRE-CE, Francisco Eduardo Torquato Scorsafava, e o responsável pela Assessoria de Planejamento, Estratégia e Gestão, Antônio Sales Rios Neto, participaram, nos dias 26 e 27/3, da Reunião Preparatória para o VIII Encontro Nacional do Judiciário. O evento foi realizado na sede do Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília/DF, visando o debate de assuntos relacionados à Gestão Estratégica do Poder Judiciário que serão levados à aprovação dos presidentes dos tribunais brasileiros no VIII Encontro Nacional do Judiciário, a ser realizado em novembro deste ano.
O foco da reunião foi a revisão do atual Planejamento Estratégico do Poder Judiciário 2010-2014 (Resolução CNJ nº 70/2009) para o próximo ciclo de gestão que será de 2015 a 2020. Esse trabalho de revisão foi iniciado em março de 2013 e vem sendo conduzido pela Rede de Governança Colaborativa do Poder Judiciário, instituída pela Portaria CNJ nº 138/2013, a qual é integrada por todos os Tribunais e Conselhos Superiores, permitido a interação entre magistrados, gestores e técnicos vinculados à área de planejamento estratégico dos cinco segmentos da Justiça, com o objetivo de desenvolver a gestão estratégica do Judiciário de forma mais adaptativa e conectada a realidade de cada segmento e região geográfica.
Os tribunais eleitorais presentes na Reunião Preparatória discutiram as melhores propostas de indicadores de desempenho da gestão e iniciativas para viabilizar o alcance dos macrodesafios assumidos pelos presidentes dos tribunais eleitorais durante o VII Encontro Nacional do Judiciário, realizado em Belém/PA, em novembro de 2013, ocasião em que foi aprovado o Mapa Estratégico 2015-2020 do Poder Judiciário. Os macrodesafios estabelecidos pela Justiça Eleitoral, que equivalem aos atuais objetivos estratégicos, são:
1- Combate à corrupção e à improbidade administrativa
2- Garantia dos direitos da cidadania
3- Melhoria da estrutura e governança de TIC
4- Melhoria da gestão de pessoas
5- Fortalecimento da segurança do processo eleitoral
6- Celeridade e produtividade na prestação jurisdicional
7- Aperfeiçoamento da gestão de custos
8- Instituição da governança judiciária
A Assessoria de Planejamento, Estratégia e Gestão (ASPEG) promoverá, ao longo deste ano, algumas ações junto a todas as áreas do TRE-CE, em especial o Comitê Estratégico (COE), de modo a concluir até o final de 2014 o trabalho de revisão do Planejamento Estratégico da Justiça Eleitoral do Ceará para o período 2015-2020.
Na Reunião Preparatória também foram apresentados os resultados das Metas Nacionais 2013, bem como vários painéis relacionados ao aprimoramento da gestão estratégica do Poder Judiciário. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no sítio do CNJ.

