Corregedoria Regional Eleitoral amplia utilização do Sistema Pólis

Assinado provimento que amplia utilização do Sistema Pólis

Desa Nailde assina provimento Polis 2Corregedoria Regional Eleitoral amplia utilização do Sistema Pólis
Corregedora assina o Provimento que permite ampliação do Sistema Pólis

A corregedora regional eleitoral, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, assinou na tarde desta sexta-feira, 14/8, no Gabinete da CRE, o Provimento n.º 10/2015, que traz regras gerais sobre a utilização do PÓLIS - Sistema Integrado de Atualização da Situação do Eleitor. 

O Sistema Pólis, concebido pela Corregedoria Regional Eleitoral e desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação do TRE-CE, é um sistema eletrônico que permite a remessa pela rede mundial de computadores, por usuários previamente cadastrados, de comunicações a respeito de fatos ou decisões que ensejam anotações no Cadastro Nacional de Eleitores. 

Utilizado inicialmente para comunicações de óbitos, o Sistema Pólis implementa, neste momento, o Módulo "Direitos Políticos", o qual permitirá que unidades do Poder Judiciário possam comunicar de forma simples, célere e segura as condenações criminais transitadas em julgado, as interdições por incapacidade civil absoluta, as condenações por improbidade administrativa transitadas em julgado e as respectivas cessações destes impedimentos. 

Segundo a corregedora regional eleitoral, desembargadora Nailde Pinheiro, "a edição do provimento é importante porque dispõe a respeito de conceitos, definições e regras gerais sobre o Sistema, não sendo mais necessário a publicação de um ato normativo para cada módulo a ser implantado no futuro". 

Participam do piloto desta fase do projeto três unidades da Justiça Estadual: 4ª Vara Criminal, 4ª Vara de Família e 2ª Vara de Execução Penal, todas da Comarca de Fortaleza. 

Estima-se que até o final do mês de setembro o PÓLIS esteja disponível para todas as secretarias das varas do Estado do Ceará, eliminando, de uma vez por todas, a comunicação por meio físico e os custos nelas envolvidos. 

Até o presente momento, com quase dois anos de utilização, foram comunicados pelo PÓLIS quase 95 mil óbitos pelos ofícios de registro civil. 

Acesso rápido