TRE-CE instala zonas eleitorais em Horizonte e Itaitinga
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, desembargador Abelardo Benevides Moraes, e a vice-presidente e corregedora regional eleitoral, desembargadora Nailde Pinheiro Nogueira, instalaram na manhã desta sexta-feira, 31/7, duas zonas eleitorais, a 78ª ZE, no município de Horizonte, que tem 48.490 eleitores, e a 100ª ZE, em Itaitinga, com 25.899 eleitores. As zonas eleitorais de Horizonte e Itaitinga, substituem Groaíras e Farias Brito, que deixam de ser sedes de zonas. A mudança é decorrente do processo de rezoneamento, aprovado pela TRE, por meio da Resolução nº 582/2015.
Em Itaitinga, a solenidade aconteceu no Fórum de Justiça da comarca, na presença da juíza da 100ª ZE, Leopoldina Andrade Fernandes, que tomou posse, na ocasião, e do promotor Luis Beserra Lima Neto. Estiveram presentes ainda o juiz da Corte do TRE, Mauro Liberato e os juízes auxiliares da Presidência e da Corregedoria do tribunal, além de políticos do município, advogados e servidores do TRE.
Já em Horizonte, a cerimônia de instalação da sede da 78ª Zona Eleitoral foi acompanhada pela juíza eleitoral, Deborah Cavalcante de Oliveira Salomão Guarines, empossada na cerimônia, e pela promotora Maurícia Marcela Cavalcante Mamede Furlane.
O desembargador Abelardo Benevides ressaltou a importância do rezoneamento para “o melhor acesso do eleitor e a eficiência dos serviços eleitorais”. Ele disse ainda que “a criação das novas zonas é fruto do trabalho de juízes e servidores do tribunal, inclusive dos cartórios eleitorais do interior, que após 18 meses, concluíram o remanejamento de zonas eleitorais. Agora, o TRE do Ceará, se for o preciso, poderá propor ao Tribunal Superior Eleitoral, a criação de novas zonas no Estado.”
A corregedora regional eleitoral, desembargadora Naíde Pinheiro Nogueira, explicou que os eleitores de Itaitinga e Horizonte devem procurar os seus cartórios eleitorais e realizar o recadastramento biométrico. "O eleitor que chegar aqui vai cadastrar as dez digitais para que, no dia da eleição, o presidente da mesa receptora de votos tenha certeza da sua identidade, proporcionando muito mais segurança ao pleito".
O atendimento ao eleitor será iniciado no próximo dia 5/8, nos novos cartórios eleitorais, com o recadastramento biométrico ordinário (não obrigatório), passando a ser obrigatório, em Horizonte, no período de 13/11/15 a 31/03/16, e, em Itaitinga, de 15/01/16 a 31/03/16.
O processo de rezoneamento tem como objetivo a redistribuição do eleitorado e o redimensionamento das jurisdições eleitorais no Ceará para melhorar a qualidade dos serviços nos cartórios eleitorais. Os principais critérios que nortearam o processo foram o número de eleitores por zona eleitoral, o número de municípios por zona, o acesso à sede da zona, a estrutura física do cartório eleitoral e a melhor distribuição de pessoal.
O TRE-CE já programou para agosto a instalação de zona eleitoral em Amontada e mais uma em Caucaia, município com mais de 200 mil eleitores, que passará a contar com três zonas eleitorais.