TRE-CE testa novo software para eleições comunitárias
O TRE-CE realizou, no período de 28 a 31/7, o chamado Evento de Teste em Campo do novo software desenvolvido pelo TSE para eleições comunitárias, também conhecidas como eleições não-oficiais. A bateria de avaliações se deu na Sala de Treinamentos do tribunal. Além do TRE-CE, os Tribunais Regionais Eleitorais de Goiás, Distrito Federal, Pernambuco e Rio Grande do Sul também participaram das verificações.
Os testes foram coordenados pelos representantes do TSE, José de Melo Cruz e Gislane Batista Diniz, sendo realizados por um servidor, um terceirizado e uma estagiária -- todos da Seção de Apoio às Eleições (SECAE), chefiada por Lorna Maria Vidal Barreira -- com a colaboração de um outro servidor da SESCO/COSIS. A participação do regional cearense no evento foi patrocinada pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do TRE-CE.
Antes do desenvolvimento do novo software, os aplicativos de apoio às eleições comunitárias eram distintos daqueles utilizados nas eleições oficiais. A ideia com o novo software é fazer uso dos mesmos aplicativos para ambos os tipos de eleição. Os eventos de teste, que ocorrem simultaneamente nos regionais supracitados, visam a identificar falhas (bugs), verificar a adequação das novas funcionalidades e levantar sugestões de melhorias para o sistema recém-criado. A cada dia, um cenário específico foi testado para que se avaliassem todas as possibilidades conhecidas, havendo, no último dia, um cenário "aberto", no qual os testadores puderam criar situações não previstas pelos desenvolvedores do sistema e colocá-lo à prova.