TRE dará continuidade ao rezoneamento em Horizonte e Itaitinga
O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará dará continuidade ao processo de rezoneamento no interior do estado, com a instalação de zonas eleitorais nos municípios de Itaitinga e Horizonte, na próxima sexta-feira, 31/7. As cerimônias de instalação das duas zonas eleitorais serão realizadas, às 8h:30min, no Fórum da Justiça Estadual de Itaitinga, e, às 11h:30min, na sede do novo Cartório Eleitoral de Horizonte (Rua Ana Nogueira, 305, Centro), na presença do presidente do TRE-CE, desembargador Antônio Abelardo Benevides Moraes, e da vice-presidente e corregedora regional eleitoral, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira.
O processo de rezoneamento tem como objetivo a redistribuição do eleitorado e o redimensionamento das jurisdições eleitorais no Ceará para melhorar a qualidade dos serviços nos cartórios eleitorais. Os principais critérios que nortearam o processo foram o número de eleitores por zona eleitoral, o número de municípios por zona, o acesso à sede da zona, a estrutura física do cartório eleitoral e a melhor distribuição de pessoal.
O rezoneamento iniciou, no último dia 24 de junho, com a instalação das zonas eleitorais em Ocara e Caridade, no lugar de Meruoca e Frecheirinha, que deixaram de ser zonas.
Agora, será a vez da instalação de duas novas zonas eleitorais em Horizonte e Itaitinga, substituindo Groaíras e Farias Brito, que deixam de ser zonas. Por conta dos trabalhos de instalação, no período de 31/7 a 7/8, ficará suspenso o atendimento aos eleitores nos quatro municípios. A partir de 10 de agosto, o atendimento volta a ser normalizado, com o recadastramento biométrico nos municípios de Horizonte, que tem 48.355 eleitores, e de Itaitinga, com 25.897 eleitores. O TRE-CE já programou para agosto a continuidade do processo de rezoneamento, em Amontada e Caucaia.
O Rezoneamento traz impacto imediato em 9 municípios (Groaíras, Meruoca, Frecheirinha, Porteiras, Cariús, Itapiúna, Farias Brito, Mulungu e Marco), que deixam de ser sede de zona, e em outros 9 municípios (Horizonte, Amontada, Eusébio, Itarema, Itaitinga, Caridade, Paraipaba, Ocara e Banabuiú), que passam a ser sede de zona eleitoral. Além dessas mudanças, Itapipoca perderá uma zona eleitoral (ficará apenas com uma), para o município de Caucaia, que passará a contar com 3 zonas eleitorais. Outros municípios-termo também serão envolvidos no processo de rezoneamento do TRE-CE.