Todas as 123 Zonas Eleitorais do Ceará contam com pelo menos um servidor concursado

O TRE do Ceará, através da Secretaria de Gestão de Pessoas, informa que todas as 123 Zonas Eleitorais do Estado contam com a lotação de pelo menos um servidor egresso de concurso público realizado pelo TRE-CE. Esta marca, jamais alcançada pela Justiça Eleitoral do Ceará, tem um significado especial neste ano em que serão realizadas eleições municipais.
Isso foi possível dada a gestão de pessoal da Administração do TRE-CE e por conta da Portaria nº 184/2016, assinada pelo presidente do TRE-CE, desembargador Abelardo Benevides Moraes, publicada no DJE nº 042, de 4 de março de 2016, com a nomeação de onze novos servidores ocupantes do cargo de técnico judiciário, área administrativa, para as seguintes zonas eleitorais do interior do Estado: Senador Pompeu, Jaguaretama, Araripe, Várzea Alegre, Pereiro, Monsenhor Tabosa, Tamboril, Alto Santo, Chaval, Independência e Jati. Algumas zonas eleitorais do interior funcionavam apenas com servidores requisitados de outras instituições públicas.
As últimas três nomeações de servidores aprovados em concurso público foram publicadas no DOU nº 45, de 08/03/16, através das Portarias nºs 193, 194 e 195, assinadas pelo presidente do TRE-CE. Os servidores nomeados para o cargo de técnico judiciário, área administrativa, foram designados para as zonas eleitorais de Parambu, Saboeiro e Aiuaba, respectivamente.
Treinamento
Os novos servidores concursados receberam treinamento, no período de 22 a 26 de fevereiro, em parceria com a Corregedoria, Secretaria Judiciária, Coordenadoria de Eleições e Seção de Produção e Apoio às Zonas Eleitorais, da Secretaria de Tecnologia da Informação do TRE-CE. Os servidores tomaram conhecimento de conceitos básicos do sistemas Pólis, de recebimento de informações que geram alterações na situação do eleitor, advindas de cartórios de registro civil; juízos cíveis, criminais e de execução penal; forças armadas, órgãos controladores de exercício profissional, ou outros órgãos e entidades.
Também foram repassadas aos novos servidores informações sobre o sistema Elo 6, relacionado ao Cadastro de Eleitores, além de receberem orientações sobre processos e as diversas etapas de organização das eleições.