Aeroporto de Fortaleza teve grande movimentação de eleitores para justificar o voto

Numa sala localizada no segundo andar do Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, funcionou nos dois turnos das eleições, a 200ª seção, mesa receptora de justificativa (MRJ), da 115ª Zona Eleitoral. Duas urnas, com mesários e, sob a supervisão de servidores do TRE, receberam os eleitores dos municípios que tiveram segundo turno. Aqueles que não portavam o título, puderam fazer a consulta do número, indispensável no momento da justificativa.
No domingo, 30/10, 358 eleitores, incluindo a turista goiana, Denise Azevedo, se dirigiram à mesa de justificativa. Ela pesquisou na Internet, antes da viagem, como proceder para justificar a ausência. "Chegamos à Fortaleza e viemos direto justificar. Foi rápido e prático", avaliou. A Infraero também ajudou na divulgação. Os alto-falantes do aeroporto anunciavam, a todo momento, a disponibilização do serviço.
No primeiro turno das eleições municipais, 2/10, o movimento foi maior. 831 eleitores se dirigiram à mesa receptora de justificativa do aeroporto.
A servidora do TRE responsável pela MRJ do Aeroporto, Glauberlene Gama, revela que "o eleitor nessa situação quer agilidade. Muitos que nos procuram fazem parte da tripulação das companhias aéreas."
Na segunda-feira, 7/11, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará deve divulgar a quantidade de justificativas recebidas no Estado, no segundo turno.

