TRE promove formação política de professores e alunos de escolas públicas estaduais

TRE-CE capacitação professores
A desembargadora Nailde Pinheiro recepcionou professores e alunos

Capacitação

"Política serve?" Essa e outras perguntas nortearão as atividades da capacitação em educação política, dentro do Programa Eleitor do Futuro, promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará,  Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e Secretaria da Educação do Estado (SEDUC), com o apoio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude. Nesta quinta-feira, no Centro de Treinamento Professor Antônio de Albuquerque Sousa Filho, no bairro Edson Queiroz, foram iniciados os trabalhos com 60 professores e 60 alunos de escolas públicas estaduais de Fortaleza.

Na abertura do evento, estiveram presentes a vice-presidente e corregedora Regional Eleitoral, desembargadora Nailde Pinheiro Nogueira; a diretora da Escola Judiciária Eleitoral, juíza do TRE, Joriza Pinheiro; a secretária-adjunta de Educação do Estado, Márcia Campos e o coordenador de Juventude do Gabinete do Governo do Estado do Ceará, Felipe Augusto Pinho.

Em seu pronunciamento, a desembargadora Nailde Pinheiro externou sua satisfação em ver que os professores e estudantes atenderam ao chamado da Justiça Eleitoral. Segundo ela, com essa parceria, "a educação política tomará uma extensão de grande magnitude, porque cada um aqui receberá orientações de como desenvolver o nosso projeto".

Em seguida, a secretária-adjunta da Seduc, Marta Campos, destacou "a importância dos debates, com temas atuais e dinâmicos. Achei muito interessante a proposta do projeto de trabalhar os direitos em sintonia com as responsabilidades, para uma formação política completa".

A parte cultural da capacitação ficou a cargo da Camerata de Violões do Liceu do Conjunto Ceará, que conquistou a plateia com suas canções.

Jornada de atividades

O coordenador da Escola Judiciária Eleitoral, Humberto Mota Cavalcante, apresentou a metodologia que compõe a formação. A carga horária será de 80 horas. Desse total, 24 horas são de encontros presenciais e 56 horas de atividades nas escolas. O objetivo é proporcionar o desenvolvimento das competências para a vida, entendidas como o conjunto de aprendizagens sociais e comunicacionais que ajudam os adolescentes a saber agir em determinadas situações de formar responsável consigo mesmo e com os outros, conforme definição do UNICEF.

Nos encontros presenciais serão realizadas exposições dialogadas acerca das competências "Conhecer e reivindicar seus direitos e assumir responsabilidades", "Participar de processos decisórios na esfera social e política" e " Defender a ética, o respeito às coisas públicas e participar dos mecanismos de controle social", bem como repassadas orientações para as atividades nas escolas (criação no Núcleo de Cidadania dos Adolescentes – NUCA – e realização de Oficinas, Campanha e do Seminário "Ser Adolescente em Comunidade").

A metodologia utilizada na capacitação é uma adaptação para o universo escolar do modelo adotado nas atividades voltadas à obtenção do Selo UNICEF – Município Aprovado, para municípios do semiárido brasileiro.

Para o professor de História da Escola de Ensino Fundamental e Médio Iracema, do bairro José de Alencar, Rômulo Vinícius, "é importante o aluno ter formação política e ética, assim ele poderá pensar de forma crítica para ir além do que o professor e os livros dizem".

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