Recadastramento biométrico obrigatório é iniciado em mais três municípios

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará iniciou nesta quinta-feira, 6 de abril, os trabalhos de revisão eleitoral com biometria em São Gonçalo do Amarante (36ª ZE) e Pacatuba (57ª ZE), que abrange o município de Guaiúba. Para marcar o início dos trabalhos, foram realizadas audiências públicas, conduzidas pela vice-presidente do TRE-CE e corregedora regional eleitoral, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira.
Pacatuba e Guaiúba
Na 57ª Zona Eleitoral, em Pacatuba, a audiência pública aconteceu, às 9h:30min, no auditório da Secretaria de Educação do Município. Além da vice-presidente do TRE-CE, compuseram a mesa oficial da cerimônia o juiz e o promotor da 57ª ZE, Giancarlo Antoniazzi Achuti e Antônio Roberto Figueiredo Serravalle, respectivamente; o prefeito de Guaiúba, Marcelo de Castro Fradique Accioly, o vice-prefeito de Pacatuba, Alexandre Portela Silva, o presidente da Câmara Municipal de Guaiúba, vereador Francisco Eudes da Silva Barreto, e o vereador Ilton Carneiro de Freitas, representando o presidente da Câmara Municipal de Pacatuba.
A desembargadora Nailde Pinheiro afirmou "ser fundamental a colaboração de todos no chamamento aos eleitores dos munciípios para que não haja atropelos de última hora e o recadastramento se dê de forma tranquila". Pacatuba tem 46.503 eleitores e Guaiúba, 19.562 eleitores. O prazo para o recadastramento biométrico obrigatório termina no dia 31 de outubro deste ano.
São Gonçalo do Amarante
Em São Gonçalo do Amarante, a audiência começou às 14h:30min na Câmara Municipal. Além da vice-presidente do TRE-CE, fizeram parte da mesa oficial o juiz da 36ª ZE, César de Barros Lima, o promotor da 36ª zona, Fábio Manzano; o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Francisco Cláudio Pinto Pinho e o presidente da Câmara Municipal, vereador José Ednaldo Lopes Martins. São Gonçalo do Amarante tem 42.286 eleitores e o recadastramento termina no dia 30 de setembro deste ano.
Todos os eleitores dos três municípios são obrigados a comparecer aos cartórios eleitorais para a coleta de dados biométricos. Caso contrário, os títulos serão cancelados.
O TRE-CE esclarece aos eleitores a necessidade de agendar o atendimento nos cartórios eleitorais, através do telefone 148 ou aqui na página do tribunal.