Iniciada campanha de revisão biométrica em mais seis municípios do Ceará

Biometria CascavelIniciada campanha de revisão biométrica em mais seis municípios do Ceará
Audiência pública em Cascavel, um dos seis municípios que iniciaram a revisão biométrica nesta semana

Na manhã desta sexta-feira, 17/2, a vice-presidente e corregedora regional eleitoral, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, conduziu audiência pública em Trairi (97ª Zona Eleitoral) para o lançamento oficial da campanha de revisão eleitoral com biometria. Na quinta-feira, 16/2, a 8ª Zona Eleitoral de Aracati, que abrange os municípios de Fortim e icapuí, e a 7ª Zona eleitoral de Cascavel, que inclui o município de Pindoretama, também iniciaram a revisão eleitoral, com a realização de audiências públicas. O objetivo das solenidades é esclarecer à população sobre a importância da identificação biométrica e os prazos de realização da campanha revisional.

Audiência Pública em Trairi

A desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira presidiu a audiência, realizada no plenário do Fórum da Comarca de Trairi. Além do juiz eleitoral, Edison Ponte Bandeira de Melo, estiveram presentes o promotor Antonio Robson Timbó Sales, o prefeito, Marcos Henrique Ferreira do Prado, e vereadores do município.

Foi ressaltado pela desembargadora a necessidade do apoio das autoridades locais cumprimento das metas de atendimento do TRE. "A revisão biométrica de um município só é homologada pelo Pleno do Tribunal quando atinge pelo menos 70% do eleitorado." Alertou a população para que não deixe o recadastramento para o final do prazo, evitando assim filas e desconforto para o eleitor.

Revisão biométrica em Aracati e Cascavel

Na quinta-feira, 16/2, pela manhã, em Aracati, sede da 8ª Zona Eleitoral, a audiência pública aconteceu no Instituto Federal do Ceará,  com a presença do juiz eleitoral, Jamyerson Câmara Bezerra, da promotora eleitoral, Narjara Andrade Gomes e dos prefeitos de Aracati, Bismark Maia, e de Icapuí, Raimundo Lacerda Filho. Acompanharam a solenidade vereadores, advogados,  estudantes, professores, representantes partidários e servidores da Justiça Eleitoral.

A desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira chamou a população, em especial, os professores e estudantes, para ajudarem na divulgação da necessidade do recadastramento biométrico, dentro do prazo. "Sempre digo que a revisão biométrica é um trabalho coletivo. Os alunos aqui presentes são multiplicadores do anúncio da abertura deste trabalho. Cada um sairá desta audiência com o compromisso de convidar seus parentes para que compareçam ao Cartório Eleitoral", destacou. Após, o juiz eleitoral de Aracati, Jamyerson Câmara, ressaltou que "o ideal é que os eleitores antecipem e agendem seu o atendimento".

No período da tarde, foi a vez de Cascavel, 7ª ZE, que compreende ainda o município de Pindoretama, receber audiência pública que marca o início do recadastramento biométrico de eleitores. O evento foi realizado no Núcleo de Arte, Educação e Cultura da cidade. Estiveram presentes juiz Tárcio Gurgel Barreto, titular da 7ª Zona Eleitoral, promotora eleitoral, Maria Alice Diógenes, os prefeitos de Cascavel, Ivonete Queiroz, e o de Pindoretama, Valdemar Araújo da Silva Filho.

No final das audiências públicas, a coordenadora de Administração do Cadastro Eleitoral, Lorena Belo, fez explanação sobre o histórico da biometria no Ceará e projeções de atendimento para o ciclo 2017/2018.

Atendimento

No processo de revisão biométrica, os eleitores são obrigados a comparecer aos cartórios eleitorais para recadastrar seu título através da coleta de dados biométricos. Em Aracati, Fortim, Icapuí, Cascavel e Pindoretama, a revisão se estenderá até 31 de outubro de 2017. Já no Trairi, a revisão biométrica será até o dia 30 de setembro. Nas cidades que não são sedes da zona (Icapuí, Fortim e Pindoretama) a Justiça Eleitoral instalará postos de atendimento, para facilitar o acesso do eleitor.

A Justiça Eleitoral conta com o apoio estagiários de nível médio, do Programa Primeiro Passo, fruto de convênio com o Governo do Ceará, e terceirizados contratados pelo TRE, além de servidores do quadro próprio e requisitados.

O recadastramento biométrico consiste em coletas da assinatura, fotografia e impressões digitais, com atualização dos dados cadastrais.

Meta

A meta do TRE-CE é recadastrar cerca de 75% do eleitorado do Estado do Ceará até as eleições de 2018 e atingir 100% em 2020. Nas eleições municipais de 2016, 34,78% dos eleitores cearenses votaram com a identificação biométrica (16% na capital). Os eleitores devem ficar atentos aos prazos constantes no cronograma da biometria.

O TRE-CE esclarece aos eleitores a necessidade de agendar o atendimento nos cartórios eleitorais, através do telefone 148 ou aqui na página do tribunal.

Acesso rápido