Eleitor do Futuro: SEDUC e TRE-CE concluem ações com grêmios estudantis

SEDUC e TRE-CE concluem ações do Programa Eleitor do Futuro

Fórum Grêmios EstudantisEleitor do Futuro: SEDUC e TRE-CE concluem ações com grêmios estudantis
Grêmios Estudantis estveram reunidos durante todo o mês de junho em ações do Programa Eleitor do Futuro

A Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC), com o apoio do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, realizou durante o último mês de junho, os fóruns regionais de grêmios estudantis, dentro das atividades do Programa Eleitor do Futuro, que é desenvolvido em parceria do TRE-CE com  a SEDUC, conforme Termo de Cooperação nº 04/2017.  

O objetivo dos fóruns foi criar espaços para interação entre as gestões eleitas com a realização de diálogos, palestras e atividades culturais sobre a importância dos grêmios na construção de uma escola pública de qualidade. 

Foram realizados vinte e quatro fóruns regionais em Fortaleza e nos municípios do interior que sediam as Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (CREDE's): Maracanaú, Itapipoca, Acaraú, Camocim, Tianguá, Sobral, Canindé, Baturité, Horizonte, Russas, Jaguaribe, Quixadá, Crateús, Senador Pompeu, Iguatu, Icó, Crato, Juazeiro do Norte e Brejo Santo. Apenas as escolas pertencentes ao CREDE sediado em Tauá realizarão o fórum no mês de agosto, após o período de férias escolares. 

No total, participaram dos encontros 1.105 estudantes, 195 professores e 194 profissionais de escolas e técnicos da SEDUC. 

Depoimentos 

No último encontro realizado na terça-feira, 27/6, no Instituto de Educação, em Fortaleza, os estudantes foram divididos em cinco equipes e apresentaram planos de ação para as atividades dos grêmios estudantis nas áreas de cultura, esporte, cidadania e política, social e comunicação. 

A estudante Rebeca Rocha, que faz o 3º ano do ensino médio, na Escola São João Piamarta, participante da equipe da área social, apresentou a proposta de constituir grupo de apoio para discutir sobre a depressão nos jovens. "A ideia do grupo foi olhando a realidade do mundo em si, por que muitos casos de depressão estão aumentando entre os jovens e às vezes a escola é a forma de refúgio que eles têm. Então, a ideia foi conscientizar a escola e a comunidade escolar sobre estes distúrbios", comenta. 

O jovem Davi Alves, presidente do grêmio na Escola Maria Tomásia, participou da equipe de Comunicação e apresentou a proposta da implantação de uma radioescola. Para ele, a ideia é "totalmente interativa e que trará a participação de toda a comunidade escolar. Esse projeto já vem sendo montado há muito tempo e terá início em agosto". Davi faz o 2º ano do ensino médio. 

No mês de novembro deste ano, a SEDUC e o TRE realizarão o Fórum Estadual de Grêmios Estudantis que contará com a participação de representantes dos estudantes e professores de todo o Ceará.

Acesso rápido