Presidente e vice-presidente do TRE tomarão posse hoje, 5/6

Confirmada a posse da nova presidente do TRE-CE

Desa Nailde e Des. HaroldoPresidente e vice-presidente do TRE tomarão posse hoje, 5/6
Desembargadora Nailde Pinheiro e o Desembargador Haroldo Correia Máximo

Posse

Está confirmada para hoje, 5/6, às 16 horas, a cerimônia de posse da presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, e do vice-presidente e corregedor regional eleitoral, desembargador Haroldo Correia de Oliveira Máximo, a ser realizada na Sala de Sessões do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, no Cambeba. 

Antes da cerimônia de posse, os dois desembargadores receberão a imprensa, às 15 horas, na Sala de Convivência, no 2º andar do Tribunal de Justiça, para uma entrevista coletiva. A presidente e o vice-presidente vão dar detalhes dos temas que serão prioridade na nova gestão da Justiça Eleitoral do Ceará, nos próximos dois anos. 

Além da intensificação do recadastramento biométrico, em todo o Estado do Ceará, o TRE dará início, ainda neste mês de junho, às obras da 2ª fase de construção da nova sede do tribunal, e prosseguirá os estudos para o remanejamento de zonas eleitorais determinado pelo TSE, com impacto na circunscrição eleitoral cearense, bem como o planejamento para a realização das eleições gerais de 2018. Esses e outros assuntos serão tratados na coletiva de imprensa, às 15 horas da próxima segunda-feira, antes da cerimônia de posse.

Currículos

Desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira 

A desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, que assume a Presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, nasceu em Aurora, Ceará. Filha de João Pinheiro do Amaral e de Josefa dos Santos. É casada com o advogado Fernando Teixeira Nogueira de cuja união nasceram três filhas: Maria Alice, Maria Cecília e Maria Isabel. Graduou-se em Direito pela Universidade Federal do Ceará. É pós graduada, em nível de especialização em Direito Processual Civil pela UFC. Antes de ingressar na Magistratura, exerceu a função de escrevente junto ao Cartório Miranda Bezerra. Assumiu a Magistratura Cearense em 1986, exercendo suas atividades jurisdicionais nas comarcas de Marco, Jucás, Icó e Fortaleza, além de ter sido juíza eleitoral em diversas zonas do interior. Foi membro suplente e depois efetivo do TRE do Ceará na categoria Juiz de Direito, oportunidade em que foi designada para presidir os procedimentos de geração de mídias e integrar a comissão apuradora das eleições de 2006. Exerceu atividades na 6ª Turma recursal dos Juizados Especiais Cíveis. Teve acesso ao cargo de Desembargador pelo critério de merecimento, em 30 de abril de 2009, e atualmente é presidente da 2ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará. Sem prejuízo das suas funções, exerceu ainda as atribuições de supervisora do Nupemec e coordenadora da Central de Conciliação do TJ do Ceará. Em 2007, lançou o livro "O Direito Sucessório do Cônjuge e do Companheiro". Atualmente é supervisora do Comitê Estratégico do Poder Judiciário Estadual e, desde janeiro de 2015, é vice-presidente e corregedora do Tribunal Regional do Ceará. Sua formação intelectual registra larga participação em cursos, seminários e congressos.

Desembargador Haroldo Correia de Oliveira Máximo

O desembargador Haroldo Correia de Oliveira Máximo, que assume a Vice-Presidência do TRE-CE e o cargo de corregedor regional eleitoral, nasceu no município de Farias Brito, Ceará. Filho de José Correia de Oliveira e Maria Máximo Correia, é casado com Ivone Maria Aragão Correia e tem três filhos: Haroldo, Lino André e Lorena. É bacharel em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC), bacharel em Administração Pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e especialista em Direito Processual Penal pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Como magistrado, foi juiz titular das Comarca de Jardim, Brejo Santo, Juazeiro do Norte e Fortaleza. Foi ainda vice-diretor do Fórum Clóvis Beviláqua e coordenador das varas da área criminal, de 1997 a 1998, e coordenador das Varas do Júri, Auditoria Militar, Execuções Criminais e Corregedoria de Presídios e Habeas Corpus, de 1999 a 2001. Exerceu também o cargo de coordenador geral da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec) nos anos de 2008/2009. Atuou ainda como membro da Comissão de Implantação do Programa "Excelência no Judiciário" e de outras comissões do Judiciário. Foi também diretor da Associação Cearense dos Magistrados (ACM) por 4 anos e primeiro presidente da Comissão Nacional de Penas e Medidas Alternativas do Ministério da Justiça. É membro da 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Ceará e membro efetivo do Instituto dos Magistrados do Ceará, além de professor titular da Universidade Regional do Cariri (à disposição da Universidade Estadual do Ceará – UECE). No TRE do Ceará, integrou a Corte do Tribunal na categoria de Juiz de Direito e como suplente de desembargador.

Acesso rápido