Corregedoria Regional Eleitoral realiza visita à Capitania dos Portos
Visita técnica objetivou apresentar ferramenta de transmissão de informações eleitorais às unidades da Marinha do Brasil no Estado do Ceará
Em continuidade aos trabalhos de disponibilização do Sistema Integrado de Atualização da Situação do Eleitor (PÓLIS) às Forças Armadas, o servidor da Corregedoria Regional Eleitoral do Ceará, Giancarlo Priante, membro da Comissão Gestora do PÓLIS, reuniu-se, na manhã desta terça-feira, 11/12, com militares do Serviço de Recrutamento Distrital, na Capitania dos Portos do Ceará.
A finalidade da visita técnica é disponibilizar a ferramenta às unidades da Marinha do Brasil no Estado do Ceará, para que remetam, de forma célere, segura e padronizada, informações sobre incorporação e licenciamento dos que prestam serviço militar obrigatório.
Na reunião, o servidor da Corregedoria fez uma demonstração prática do funcionamento do PÓLIS, expôs sobre o rol de comunicantes e usuários, o fluxo da informação e as características básicas do sistema, esclarecendo dúvidas sobre a sua operacionalização.
Participaram da reunião o Suboficial Evaldo Rocha do Nascimento e os sargentos Fagner Pires de Lima, Wagner dos Santos Lopes e Antônio Herbert Rodrigues Almeida.
Sistema PÓLIS
Em funcionamento deste setembro de 2013, o PÓLIS, concebido e desenvolvido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, possibilita a remessa virtual de informações que geram modificações na situação dos eleitores, em substituição aos ofícios e aos expedientes encaminhados em meio físico por órgãos ou entidades diversos.
O PÓLIS contabiliza, até o presente momento, 305.805 comunicações, tais como óbitos (que constituem a maioria), condenações criminais transitadas em julgado, condenações por improbidade administrativa, extinções de punibilidade criminais e cumprimentos de pena por improbidade administrativa. Além destas informações, desde 2017 está em operação o módulo conscrição militar, já utilizado pelo Exército Brasileiro, o qual já encaminhou 4.980 notícias de incorporação e licenciamento.
Estão cadastrados no PÓLIS 2.811 usuários (internos e externos).