Corregedoria orienta sobre propaganda eleitoral e poder de polícia nas Eleições 2018
Baseado no planejamento estratégico do Tribunal e nos moldes de eleições anteriores, a Corregedoria editou conteúdo relativo a Propaganda Eleitoral no Hotsite Eleições 2018
O vice-presidente e corregedor regional eleitoral, desembargador Haroldo Correia de Oliveira Máximo, assinou, na tarde desta terça-feira, 24/7, o
Provimento nº 11/2018
, que regulamenta
as rotinas relativas ao exercício do poder de polícia nas Eleições Gerais de 2018, para
adequá-lo
às disposições que constam na Resolução TRE-CE n.º 703/2018. O documento altera o Provimento 10/2018.
Estiveram presentes as juízas eleitorais Adriana Dantas (95ª Zona), que coordenará a fiscalização da propaganda eleitoral em Fortaleza; Valência Aquino (titular da 1ª Zona) e Jacinta Inamar (112ª Zona); e os juízes Hortênsio Pires (113ª ZE) e André Aguiar (118ª ZE). Também participaram da reunião a secretária da Corregedoria, Águeda Gurgel; o assessor jurídico da Presidência, Caio Guimarães e a chefe da Seção de Editoração e Publicação, Nágila Angelim.
O Provimento alterado passa a refletir as modificações promovidas pela Resolução nº 703/2018, quanto ao exercício do poder de polícia pelos juízes eleitorais indicados, nos municípios com mais de uma zona eleitoral , que são:
1ª, 95ª, 112ª, 113ª e 118ª zonas eleitorais em Fortaleza (sob a coordenação da 95ª);
123ª Zona em Caucaia;
122ª Zona em Maracanaú;
121ª Zona em Sobral;
119ª Zona em Juazeiro do Norte.
A competência para a apuração de denúncias relativas à propaganda eleitoral, antecipada ou irregular, veiculada pela internet, nas Eleições 2018, ficará a cargo dos juízes da 1ª, 95ª, 112ª, 113ª e 118ª Zonas de Fortaleza .
Hotsite das Eleições
Baseado no planejamento estratégico do Tribunal e nos moldes de eleições anteriores, a Corregedoria editou conteúdo relativo a Propaganda Eleitoral no Hotsite Eleições 2018 , ambiente virtual da Intranet do TRE-CE que concentra as informações relacionadas ao pleito deste ano. O conteúdo abrange legislação correlata, material de apoio e apresentações sobre propaganda eleitoral e sobre fake news.
Orientações sobre Propaganda Eleitoral
A cada eleição, a CRE disponibiliza aos juízes e servidores orientações sobre propaganda eleitoral e poder de polícia para auxiliar os trabalhos eleitorais nas zonas. O material deste ano abrange um conteúdo bastante consistente com conceitos, doutrinas e jurisprudências atualizadas acerca do tema, contemplando as principais alterações e inovações trazidas pelas reformas eleitorais, principalmente a minirreforma de 2017.
Para estas eleições, o material foi elaborado pelo assessor-chefe da Assessoria Jurídica da Presidência, Caio Silva Guimarães, consolidado e revisado pelos servidores da Secretaria da CRE e formatado pela Seção de Editoração da Escola Judiciária Eleitoral. O material fica disponível, a partir desta data, na página da Corregedoria na intranet, e na internet , para consultas.
Uma versão impressa das orientações foi entregue aos cinco juízes responsáveis pela propaganda eleitoral na Internet no referido pleito.
Curso EAD sobre Propaganda Eleitoral
O Ofício-Circular n.º 32/2018 foi encaminhado às zonas eleitorais comunicando a realização do curso sobre exercício do poder de polícia e fiscalização da propaganda eleitoral nas eleições de 2018, na modalidade à distância. O treinamento, idealizado pela Secretaria da Corregedoria Regional Eleitoral, terá o intuito de capacitar os servidores lotados nas zonas eleitorais acerca da matéria.
O período de inscrições iniciou nesta segunda-feira, 23/7, e irá até sexta-feira, 27 de julho. As inscrições devem ser efetuadas na página inicial da intranet . O curso poderá ser realizado no período entre 30 de julho e 30 de setembro. São disponibilizadas três vagas por zona eleitoral.