TRE e Seduc capacitam professores para disciplina de cidadania
111 professores da rede estadual de ensino receberam capacitação nesta terça-feira, 26 de junho
Um dia de aprendizado e muito trabalho. Nesta terça-feira, 26/6, 111 professores da rede estadual de ensino recebem capacitação para ministrar a disciplina eletiva "Educação para a Cidadania na Escola", a ser ofertada nas Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) do Estado do Ceará, como decorrência das atividades previstas no "Programa Eleitor do Futuro", do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado. A nova disciplina será ministrada já no segundo semestre letivo de 2018.
A presidente do TRE-CE, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, acompanhou o início da capacitação e afirmou: "É necessário devolver aos nossos jovens a motivação necessária para a participação. Não apenas para o exercício do voto livre e consciente, como também para a formação de lideranças estudantis, os nossos políticos do futuro. A nova disciplina será fundamental para o fortalecimento da democracia participativa".
Durante a abertura do evento, alunos da Escola Matias Beck encantaram a plateia com acordes de violões, violino e vozes.
Capacitação
O professor responsável pela formação, Jefrei Almeida Rocha, explicou que a disciplina não trabalhará apenas a cidadania, será abordado o ser humano de maneira ampla. "Os professores deverão agregar valores como ética, sentimentos e impressões pessoais. Eles mediarão os debates e, juntamente com os alunos, construirão o conhecimento, estimulando o pensamento crítico. O diferencial será trabalhar com a realidade do jovem, utilizando-se de músicas, vídeos, materiais didáticos que favoreçam as discussões com embasamento teórico, para o desenvolvimento do pensamento científico. Assim, a formação cidadã se dará de forma coesa e concreta", concluiu.
O material didático de apoio serão as publicações já utilizadas pelo "Programa Eleitor do Futuro": Competências para Vida – Trilhando caminhos de cidadania - Unicef, 2012; Ser Adolescente no Semiárido – Guia de participação cidadã - Unicef, 2014; Livro do Educador – A Justiça Eleitoral vai à escola - TRE-CE, 2015); Guia do Professor – Educação para a cidadania democrática - TSE/UNICEF, 2017; Guia do Mobilizador de Adolescentes e Jovens – UNICEF, 2017/2020; dentre outras. Deverá contemplar, também, os seguintes conteúdosprogramáticos: Educação integral - o sujeito em formação para a vida; Cidadania, democracia e política no Estado Democrático de Direito; O processo eleitoral no Brasil - história e conceitos; Participação e mobilização em atos decisórios no cotidiano escolar; Formação de lideranças e protagonismo estudantil.
Acapacitação objetiva ampliar o contingente dos eleitores jovens de 16 e 17 anos no Estado; formar e informar os jovens acerca da importância, da finalidade e das consequências do exercício do voto, como processo de tomada de decisão; estimular o envolvimento dos jovens nas diferentes esferas de organização social, incentivando-os a participar dos organismos escolares de representação.
Cooperação
Em dezembro de 2016, foi celebrado Termo de Cooperação com a Secretaria da Educação do Estado do Ceará, que prevê a realização de cursos de educação política, seminários, palestras, rodas de conversa, encontros e outros eventos. Também há a previsão de inserir temas relacionados à educação política, à promoção da cidadania e à mobilização e participação social dos adolescentes no planejamento programático das áreas de Ciências Humanas e de Linguagens e Códigos, a partir dos eixos temáticos das respectivas disciplinas, bem como na realização de atividades de produção textual, científica, artística e cultural dos alunos.