Corregedoria Regional Eleitoral realiza visita técnica à Base Aérea de Fortaleza
Objetivo foi apresentar sistema próprio para envio de informações eleitorais
O servidor da Corregedoria Regional Eleitoral do Ceará, Giancarlo Teixeira Priante, membro da Comissão Gestora do PÓLIS, reuniu-se com militares da Seção Mobilizadora 23, na Base Aérea de Fortaleza, para apresentar o Sistema Integrado de Atualização da Situação do Eleitor - PÓLIS. O encontro ocorreu na tarde desta quarta-feira, 21/11.
O objetivo da visita técnica é fazer com que a Força Aérea Brasileira (FAB), no âmbito do Estado do Ceará, passe a utilizar tal funcionalidade para remeter, de forma célere, segura e padronizada, informações sobre incorporação e licenciamento dos que prestam serviço militar obrigatório.
Na reunião, o servidor da Corregedoria fez uma demonstração prática do funcionamento do PÓLIS, expôs sobre o rol de comunicantes e usuários, o fluxo da informação e as características básicas do sistema, esclarecendo dúvidas sobre a sua operacionalização.
Participaram da reunião o 1º Tenente Raphael Fernando Braga Gonçalves e os sargentos Heidson Alexandre de Brito e Itley Gomes Matos.
Sistema PÓLIS
Em funcionamento deste setembro de 2013, o PÓLIS, concebido e desenvolvido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, possibilita a remessa virtual de informações que geram modificações na situação dos eleitores, em substituição aos ofícios e aos expedientes encaminhados em meio físico por órgãos ou entidades diversos.
O PÓLIS contabiliza, até o presente momento, 301.082 comunicações, tais como óbitos (que constituem a maioria), condenações criminais transitadas em julgado, condenações por improbidade administrativa, extinções de punibilidade criminais e cumprimentos de pena por improbidade administrativa. Além destas informações, desde 2017 está em operação o módulo conscrição militar, já utilizado pelo Exército Brasileiro, o qual já encaminhou mais de 4.300 notícias de incorporação e licenciamento.