Estudantes participam de palestra sobre Eleitor do Futuro no TRE
Evento ocorreu na tarde desta quinta-feira, 29/8, na Sala de Sessões do tribunal
Votar é um ato de responsabilidade e seriedade. Por isso, instruir os jovens sobre a forma correta de exercer esse poder é essencial. Nesta quinta-feira, a 117ª Zona Eleitoral realizou, na Sala de Sessões do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), uma palestra com 62 estudantes — de 16 e 17 anos — das escolas São Francisco De Assis, Adalgisa Bonfim e Senador Osires Pontes.
O momento iniciou com desembargador Raimundo Nonato, presidente em exercício do TRE-CE e ouvidor regional eleitoral, falando sobre a importância de os jovens se interessarem pelo voto desde cedo, mesmo que ainda não seja uma obrigação. Além disso, ressaltou os direitos que cidadão tem de ter acesso à informação.
Em seguida, a juíza titular da 117ª ZE, Valeska Alves Alencar, ministrou palestra explicando o que é o projeto Eleitor do Futuro e ponderando o poder que os jovens têm na mão. "Vocês são o futuro e podem participar da democracia de forma ativa", alertou.
Com relação ao Programa Eleitor do Futuro, a juíza ressaltou que "a missão do projeto é passar para a juventude a responsabilidade em exercer o papel de cidadão". Os jovens receberam uma cartilha que respondia algumas perguntas, como “O que é democracia?” e “Para que serve o voto?”.
Após a palestra, os alunos foram ao Parque da Crianças, onde está disponível um posto de atendimento da Justiça Eleitoral, para emitir, pela primeira vez, o título de eleitor.