TRE leva Projeto Eleitor do Futuro a escolas de Fortaleza
Ações serão realizadas nas sedes do Colégio Ari de Sá, nos próximos dias 2, 4 e 6/9
O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), através da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), realizará, na próxima semana, ações voltadas a estudantes entre 16 e 17 anos, dentro do Projeto Eleitor do Futuro, para a educação política e o fortalecimento da cidadania, em 3 unidades do Colégio Ari de Sá, em Fortaleza. As atividades acontecerão nas sedes da Washington Soares, Aldeota e Duque de Caxias, nos dias 2, 4 e 6/9 respectivamente.
À semelhança do ocorrido em duas unidades do Colégio 7 de Setembro no mês de agosto, serão ministradas palestras sobre a segurança da urna eletrônica e sobre o funcionamento do processo eleitoral pelo secretário de Tecnologia da Informação, Carlos Sampaio, nos dias 2 e 4/9, e pela coordenadora de Eleições, Edna Saboia, no dia 6/9, para os alunos do Ensino Médio, na faixa etária de 16 e 17 anos. Será igualmente realizado atendimento móvel, das 8 às 17 horas, em 3 (três) kits biométricos, com o apoio da 112ª Zona Eleitoral e da Central de Atendimento ao Eleitor (CEATE) de Fortaleza.
Saiba mais
O programa Eleitor do Futuro tem como objetivo geral promover a educação política dos jovens na faixa etária de 12 a 17 anos de idade dos estabelecimentos da rede de ensino fundamental e médio do Estado do Ceará, estimulando-os ao exercício da cidadania e do voto consciente.
São metas específicas do projeto: I – ampliar o contingente dos eleitores jovens de 16 e 17 anos no Estado; II – formar e informar os jovens acerca da importância, da finalidade e das consequências do exercício do voto, como processo de tomada de decisão; III – estimular o envolvimento dos jovens nas diferentes esferas de organização social, incentivando-os a participar dos organismos escolares de representação estudantil.
A Campanha de Educação Política e Alistamento Eleitoral vem sendo realizada pela Justiça Eleitoral do Ceará desde 2003, e já está na 9ª edição, iniciada este ano no dia 30 de agosto e com término previsto para o dia 30 de novembro.