Des. Inácio Cortez participou do 45º Encontro do Colégio de Corregedores
O evento aconteceu em Belo Horizonte nos dias 21 e 22 de fevereiro
O vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, desembargador Inácio de Alencar Cortez Neto, participou do 45º Encontro do Colégio de Corregedores Eleitorais, que aconteceu na última quinta e sexta-feira, 21 e 22/02, em Belo Horizonte-MG. O evento encerrou com a assinatura da Carta de Belo Horizonte (formato PDF), documento que reúne as sugestões levantadas durante o Encontro e que serão entregues à Corregedoria Geral Eleitoral/TSE.
Propostas para aprimorar o cadastro de eleitores e o acesso à certidão de quitação eleitoral com prazo indeterminado foram alguns dos temas debatidos no evento.
Foi sugerido também alterar a norma relativa à certidão de quitação eleitoral com prazo indeterminado, concedida a eleitores deficientes quando se torna demasiadamente oneroso ou impossível o exercício do voto. A proposta propõe que qualquer pessoa possa solicitar a certidão, desde que a interesse da pessoa deficiente.
Outra proposta discutida no Encontro de Corregedores foi a intensificação de divulgação sobre a segurança da urna eletrônica, a fim de minimizar os efeitos das notícias falsas envolvendo o processo eletrônico de votação e incrementar a credibilidade do atual sistema de voto. O tema em torno da segurança do processo eletrônico de votação foi despertado pela palestra sobre o discurso de ódio na internet e algumas reflexões sobre as Eleições 2018.