Ouvidoria lança pesquisa interna sobre meio ambiente laboral
O questionário estará disponível a partir do dia 20/04 até o dia 04/05 na intranet, para que os servidores possam dar suas opiniões e informações. O conteúdo destes subsídios contribuirá para o desenvolvimento de um conjunto de melhorias nos processos informacionais do Tribunal
Como forma de melhorar a comunicação interna, otimizando os recursos na busca da qualificação da prestação do serviço público, a Ouvidoria Regional Eleitoral do Ceará lança o projeto “Fala, Servidor!”, que tem por finalidade ouvir os anseios dos servidores, no tocante ao meio ambiente laboral, as relações intersetoriais e interpessoais, as melhorias de processos, dentre outros, a fim de garantir meios e ferramentas para a execução de uma boa gestão humana, com qualidade laboral e intelectual dos servidores.
Para tanto, será desenvolvido um questionário voltado ao usuário interno. O questionário estará disponível a partir do dia 20/04 até o dia 04/05 na intranet, para que os servidores possam dar suas opiniões e informações. O conteúdo destes subsídios contribuirá para o desenvolvimento de um conjunto de melhorias nos processos informacionais do Tribunal.
Além da aplicação inicial deste formulário, serão utilizadas para o trabalho as metodologias participativas, embasadas na efetivação de seminários sobre Ouvidoria Interna, Direito e Deveres do Usuário do Serviço Público e Lei de Acesso à Informação, voltados aos servidores da instituição, bem como a construção de produtos educativos, a exemplo de uma cartilha informativa e postagens na rede social da Ouvidoria.
O Ouvidor Eleitoral Des. Raimundo Nonato ressalta que “O projeto ‘Fala, Servidor!’ é fundamental para conhecer os anseios do nosso usuário interno. Com esse trabalho, iremos saber o que deseja o servidor, a fim de traçarmos metas para aperfeiçoar a gestão pública. Muitas melhorias surgem da visão do servidor que atua diariamente com a dificuldade e busca de soluções na Administração Pública”. A Ouvidora Substituta juíza Kamile Moreira Castro afirma que “A pesquisa, objeto desse projeto, é mais um instrumento para alcançar eficiência na gestão do Tribunal. O próximo passo, após a consolidação do resultado do questionário, é apresentar o relatório à Presidência, e assim, criar meios para avançar na valorização do servidor.”
A Resolução n. 295/2006, do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, em seu art. 13, inciso XI, diz que compete à Ouvidoria Regional Eleitoral promover a realização de pesquisas, seminários e treinamentos sobre assuntos relativos ao exercício dos direitos e deveres do cidadão. Segundo, ainda, o art. 14 da citada resolução, é atribuição do Ouvidor Regional Eleitoral receber e encaminhar as manifestações dos servidores da Instituição.