TRE-CE realiza alistamento eleitoral e palestras em escolas de Fortaleza
Ao todo, foram emitidos 758 títulos e 576 estudantes participaram de palestra sobre segurança do processo de votação

Desde o início de fevereiro, a Escola Judiciária Eleitoral do TRE-CE vem realizando ações educativas e atendimento eleitoral nas escolas de Fortaleza. Ao todo, foram emitidos 758 títulos e 576 estudantes participaram de palestra sobre segurança do processo de votação. As atividades tiveram início em 11 de fevereiro e estão previstas para encerrar no dia 31 de março, com visitas semanais a escolas da rede pública de ensino.
As escolas contempladas na ação foram EEM Dr. César Cals, no bairro Farias Brito; EEFM Jader Moreira de Carvalho, na Serrinha; EEM Liceu Estadual Professor Domingos Brasileiro, no Planalto Ayrton Senna; EEFM Professora Diva Cabral, no bairro Jardim Cearense; EEMTI Deputado Irapuan Cavalcante Pinheiro, no Conjunto Esperança, e EEFM Heráclito de Castro e Silva, no Jóquei Clube. O atendimento eleitoral nas escolas contou com o suporte dos cartórios eleitorais de Fortaleza.
Introduzidas pela coordenadora da Escola Judiciária Eleitoral, Águeda Gurgel, e ministradas pela coordenadora de eleições do TRE-CE, Edna Saboia, as palestras além de atenderem ao Programa Eleitor do Futuro, buscam cumprir meta específica do Conselho Nacional de Justiça, visando promover campanhas voltadas à ampliação dos conhecimentos sobre o funcionamento do processo eleitoral.
O Programa Eleitor do Futuro foi instituído com o objetivo de promover ações voltadas para o processo de educação política dos jovens, tendo como foco o esclarecimento acerca da importância, finalidade e consequências do voto livre e consciente para o fortalecimento das instituições democráticas em nosso País, oportunizando a formação de cidadãos críticos e responsáveis pela construção de sua história. O Programa busca alcançar jovens na faixa etária de 12 a 17 anos de idade dos estabelecimentos da rede de ensino fundamental e médio do Estado do Ceará, especialmente das escolas públicas.
Acessibilidade
Nesta quarta-feira, 11/03, a Escola Judiciária realizará atendimento no Instituto Cearense de Educação dos Surdos. A ação educativa, a ser realizada com exposição de slides e intérprete de libras, consistirá na realização de uma palestra sobre o funcionamento e a segurança do processo eleitoral, sobre a importância do voto consciente e sobre as diretrizes do Programa de Acessibilidade da Justiça Eleitoral. Paralelamente, será realizado o atendimento aos alunos, e a seus familiares, bem como aos professores e ao corpo funcional da instituição, por meio de equipamentos móveis instalados no local.

