Equipe de formadores(as) inicia atividades nas Escolas do Ceará

O projeto conta com o apoio da Secretaria de Educação do Estado do Ceará

Banner Ascom - Descrição da imagem no final do texto da notícia.Equipe de formadores(as) inicia atividades nas Escolas do Ceará

A Escola Judiciária Eleitoral (EJE), por meio da equipe de formadoras e formadores da X Campanha de Educação Política e de Alistamento Eleitoral nas Escolas, iniciou ciclo de palestras nas escolas do estado do Ceará. Desde o dia 16 de agosto, servidoras e servidores da Sede do Tribunal e dos cartórios eleitorais da capital e do interior ministram aulas virtuais nas escolas da rede pública de ensino, sobre cidadania e alistamento eleitoral. O projeto conta ainda com o apoio da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC).

Nos encontros, que seguirão nos meses de agosto e setembro de 2021, os(as) formadores(as) destacaram os conceitos de democracia, cidadania e inclusão; levaram informações sobre o exercício do voto e salientaram as funções da Justiça Eleitoral, aproximando assim o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) dos(as) estudantes. Vídeos sobre o papel da Ouvidoria, sobre o voto branco e nulo e sobre a campanha que reforça a segurança da urna eletrônica do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foram expostos nas apresentações para difundir, entre os jovens de 15 a 17 anos de idade, a importância da cidadania e do exercício do direito de votar.

Essas ações evidenciaram a participação da Justiça Eleitoral na construção de uma sociedade democrática e contribuíram para evidenciar o protagonismo do(a) jovem eleitor(a).

Assuntos ligados à inclusão, à acessibilidade, ao nome social de pessoas transgênero, ao protagonismo juvenil e à participação feminina foram destacados nas palestras, que também buscaram sensibilizar as(os) jovens sobre o poder transformador da participação cidadã.

Para isso, as(os) palestrantes estimularam o alistamento eleitoral, por meio da ferramenta Título Net, o enfrentamento às fake news, desestimulando o compartilhamento de notícias falsas e reforçaram a legitimidade e a segurança do processo eleitoral e da urna. A ideia foi esclarecer alunas e alunos acerca da importância, finalidade e consequências do voto livre e informado, para o fortalecimento das instituições democráticas em nosso País, oportunizando a formação de cidadãos(ãs) críticos(as) e responsáveis pela construção de sua história.

A coordenadora da EJE, Roberta Laena, relata que a primeira semana de palestras superou as expectativas da Escola: “Tivemos excelentes palestras, com docentes, alunas e alunos participativos(as) e engajados(as). Nossos formadores(as) foram criativos(as) e inovadores(as), usando música, dados específicos dos municípios, pontuações sobre acessibilidade e uma linguagem própria da juventude. Recebemos retornos muito positivos. Internamente, estamos vivenciando a consolidação de um grupo unido e qualificado de colegas servidores(as), todas e todos demonstrando afinidade com a docência e com as ações de educação política”.

Formadores(as): experiências partilhadas

Sobre a experiência na formação, a servidora Adriana Alcântara (Seção de Gerenciamento de Dados Partidários) explica: "esta aproximação da Justiça Eleitoral com a realização do projeto "Eleitor do Futuro" é uma excelente iniciativa, pois, entre outras coisas, aproxima as instituições das pessoas e dá mais sentido a uma existência que está normatizada mas precisa sair do papel, sempre. Participar dessa ação, falando com alunas e alunos tão jovens, em idade de alistamento eleitoral e de pensar em elementos que fazem a democracia é uma experiência muito boa. Estou recompensada em ajudá-los(as) a pensar, fazer conexões e tomar decisões." 

Para o servidor Balbino da 104ª ZE (Maracanaú), "a experiência em fazer uma palestra, de forma virtual, para um grupo de estudantes de escolas a quem não tínhamos nenhum contato antes foi uma experiência bastante inovadora. Tentar nos aproximar do público pela forma gélida virtual representando o Tribunal foi o maior desafio. Mas, passado o nervosismo inicial, a medida que vamos interagindo com a turma, a conversa vai fluindo normalmente e o tempo é pouco para a transmissão de tanto conteúdo. Parabenizo a Escola Judiciária pela iniciativa, pois, principalmente no contexto atual, é de suma importância esclarecer e provocar o(a) jovem sobre seu papel de protagonista no cenário político."

"Para mim, este projeto de formação virtual tem agregado crescimento profissional e pessoal, ao mesmo tempo em que procuro colaborar com o desenvolvimento social. É uma forma especial de conscientizar centenas de jovens estudantes e futuras eleitoras/es e candidatas/os sobre a importância do processo eleitoral e do sistema político democrático, no difícil percurso de fortalecimento da cidadania de todas as pessoas, quer sejam mulheres, homens, LGBTs, pessoas com deficiência, negras, negros, indígenas", frisa o servidor Marcos Heleno (Assessoria da Vice-Presidência).

Marcos Heleno ainda acrescenta: "este projeto é fundamental, diante do momento em que passamos. Apesar de já ser tradição da Escola Judiciária do Ceará realizar o Programa Eleitor do Futuro, atualmente se torna imprescindível, mais ainda, o contato com a comunidade escolar. Necessária a busca da conscientização da juventude estudantil do Estado, no que diz respeito à relevância do alistamento eleitoral. Fundamental promover a reflexão, entre os jovens, quanto ao valor do voto e da participação na política, alertando-os também sobre a proliferação de fakenews sobre a urna eletrônica e o processo eleitoral, em prejuízo da democracia e das garantias estabelecidas pela Constituição Federal de 1988. (Marcos Heleno - ASVIC)."

Marcos Youji Minami, servidor da 28ª ZE (Juazeiro do Norte), "foi bacana para mim ouvir as palestras dos colegas. A partir disso, eu também aprendi aspectos de como nossa mensagem pode ser passada aos jovens. Então foi uma experiência de aprendizado para mim nesse sentido."

A servidora Patrícia Minami, chefe de cartório da 28ª ZE (Juazeiro do Norte) relata: "participar desse projeto me traz duas grandes alegrias: é uma experiência de partilha e construção com meus colegas de Tribunal. Dividir esse projeto e suas alegrias, suas dificuldades, suas conquistas. Partilhar a ansiedade e a satisfação de realizar com colegas de diversos setores, que tem atribuições diferentes. Isso me traz um sentimento de união e pertencimento único". Ela também ressalta: "dividir com os estudantes o conhecimento e as informações e vê-los participar e debater me faz sentir responsável por minha comunidade. Um membro ativo e construtor da sociedade política. Isso é muito bacana".

 

#PraTodoMundoVer

Banner retangular de fundo rosa. Na parte superior, X Campanha de Educação Política e de Alistamento Eleitoral, em caixa alta e letras azuis. Abaixo, à esquerda, mosaico formado por um dos slides da aula, pelas imagens da servidora Patrícia Minami e de alguns(as) participantes do encontro. À direita do banner, a chamada: Equipe de formadores da EJE inicia atividades, em caixa alta e azul; e o complemento: nas Escolas, em caixa alta e rosa. No canto inferior direito do banner, da esquerda para direita: as logos do TRE-CE, da EJE e do Governo do Estado do Ceará.

Acesso rápido