Programa de Gestão Documental da Justiça Eleitoral do Ceará apresenta o Projeto Arquivo Vivo
A iniciativa consiste no resgate do acervo histórico e na difusão do acervo arquivístico
Finalizando as ações realizadas em 2021, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará inicia o Projeto Arquivo Vivo , que consiste no resgate do acervo histórico e na difusão do acervo arquivístico através do valioso material restaurado e de entrevistas com personalidades que se inserem no contexto da Justiça Eleitoral do Ceará como eleitores(as), mesários(as), candidatos(as), servidores(as), magistrados(as) e promotores(as).
A partir de vasto material selecionado pela Seção de Protocolo, Expedição e Arquivo, após a atuação de competentes profissionais da Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos – APADA, que realizaram a higienização e restauração de documentos, assegurando sua preservação, surgiu a ideia do primeiro vídeo do projeto , disponível no canal do TRE-CE no YouTube.
Entrevistados e entrevistadas resgatam memórias vividas em conjunto com a Justiça Eleitoral do Ceará e fazem um paralelo com a modernidade alcançada nos dias atuais, principalmente no tocante aos documentos envolvidos por ocasião das atividades de alistamento, apuração das eleições e tramitação de processos eleitorais.
Contamos com a participação da Sra. Maria Eliete Maia, servidora aposentada, Sra. Sylvianne Fontenelle Santos de Oliveira, servidora da Justiça do Trabalho da 7ª Região, que atuou como auxiliar de eleição, Sr. Felizardo de Pinho Pessoa Filho, farmacêutico, que ocupou os cargos de Prefeito, Vereador de Viçosa do Ceará, Deputado Estadual, Dr. Magno Gomes de Oliveira e Dra. Maria Tereza Farias Frota, Juízes de Direito do Tribunal de Justiça do Ceará, ambos Juízes Eleitorais.
90 anos da Justiça Eleitoral
Através do projeto, a Gestão Documental se insere nas comemorações dos 90 anos da Justiça Eleitoral, partilhando com a sociedade um pouco de sua história, demonstrando de maneira acessível e leve algumas particularidades do processo eleitoral, alinhando memória e cidadania.
Gestão Documental
O Programa de Gestão Documental da Justiça Eleitoral do Ceará, disposto na Resolução TRE-CE no 807 de 2021 , tem entre seus objetivos garantir a preservação e o acesso aos documentos arquivísticos e/ou processos administrativos e judiciais, assegurando a recuperação das informações de forma ágil e eficaz.
Durante o ano de 2021, a Coordenadoria de Apoio Administrativo, unidade encarregada do planejamento e da implantação das ações do Programa, bem como a disseminação das técnicas e da cultura arquivística no âmbito do Tribunal Regional Eleitoral e dos Cartórios Eleitorais do Ceará, sugeriu treinamentos aos servidores, iniciou a implantação do Sistema Eletrônico de Informações – SEI e do Repositório Digital Confiável – RDC-Arq, abriu procedimento administrativo com vistas à contratação de profissional arquivista, além de atentar para o alinhamento das normas internas às inúmeras alterações advindas dos normativos e manuais editados pelo Conselho Nacional de Justiça e Tribunal Superior Eleitoral.
#PraTodoMundoVer
Fotografia do Sr. Felizado. Ele tem 103 anos, está sentado à frente de um piano, usa suspensório e camisa cor vinho com listras verticais. Ele segura um exemplar de título de eleitor bastante antigo. O documento está amarelado pelo tempo e possui o retrato em preto e branco do eleitor. No canto superior esquerdo, a logo do TRE-CE. Na parte superior à direita, o título do Projeto Arquivo Vivo, e na parte inferior, a logo alusiva aos 90 anos da Justiça Eleitoral.