Grupo de Trabalho do TRE-CE reúne-se com ICES e SAC/IHG

As reuniões tiveram como pauta esclarecer a colaboração dos grupos para a confecção do Manual de Comunicação da Justiça Eleitoral do Ceará

Banner Ascom/TRE-CE. Descrição do banner no texto. Grupo de Trabalho do TRE-CE reúne-se com ICES e SAC/IHG

Nessa segunda-feira, 31/5, o Grupo de Trabalho (GT), instituído pela Portaria TRE-CE nº 517/2020, que visa elaborar Manual de Comunicação da Justiça Eleitoral do Ceará, realizou reuniões com grupos focais do Instituto Cearense de Educação de Surdos (ICES) e da Sociedade de Assistência aos Cegos /Instituto Hélio Góes (SAC/IHG), também conhecida como Instituto dos Cegos do Ceará. As reuniões tiveram como pauta esclarecer a colaboração dos grupos para a confecção do documento.  

A utilização dos grupos focais, técnica empregada em pesquisas qualitativas visando colher percepções e opiniões sobre um determinado tema em um ambiente de interação, foi uma ideia do GT que surgiu diante da necessidade da construção colaborativa do Manual. O propósito dessa contribuição é compreender quais barreiras comunicacionais existem nas plataformas digitais (site e redes sociais) do Regional.

Nesse intuito, o GT sugeriu à Administração parcerias com o ICES e com a SAC/IHG. A proposta foi aceita, firmando-se, então, convênios entre o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) e os dois institutos.

Sessões Grupais

Na segunda-feira, 31/5, foram realizadas duas sessões grupais. Durante a manhã, o GT se reuniu com a coordenação do Instituto dos Surdos e com pessoas com deficiência auditiva do ICES. O encontro foi acessível em libras. No período da tarde, a reunião ocorreu com a coordenação da Sociedade de Assistência aos Cegos /Instituto Hélio Góes, professores do Instituto e pessoas com deficiência visual.

Participaram das reuniões as servidoras Ademirtes Martins, Aline Martins,  Denise Brito,  Lis Damasceno, Mariane Lopes, Rivana Azevedo e Viviane Mazulo, e o servidor Elizon Vieira. Representando o ICES, participaram: a diretora Carla Alves; a coordenadora Lilian Leite; a professora Germana Melo; a aluna Michele Mendes; as intérpretes de libras Bruna Martins e Zeneide Rodrigues; e o intérprete de libras Roberto Júnior. Representando a SAC/IHG: a coordenadora Ruth Sousa, o professor Paulo Roberto Cândido, o colaborador Samuel Chaves, os alunos Alan Silva e Lucas Lima, e a aluna Alessandra Oliveira.

A abertura da reunião com o ICES foi realizada pelo diretor-geral, Hugo Pereira, que deu as boas-vindas ao grupo focal e enalteceu a importância dessa atividade para realização de um manual inclusivo. O diretor elogiou, ainda, os servidores e servidoras da Comissão Permanente de Cidadania, Acessibilidade e Inclusão (CPCAI) pela dedicação na missão de favorecer a inclusão e a acessibilidade, no âmbito do Tribunal. 

Nas duas sessões grupais, foram realizadas a ambientação dos(as) participantes e a apresentação do videoclipe de acolhida com a música "A casa é sua", de Arnaldo Antunes, em versão acessível em libras no encontro com o Instituto dos Surdos, e em versão com audiodescrição na reunião com a SAC/IHG. Essa música foi escolhida para representar a nossa satisfação em acolhê-los na casa do TRE-CE, que é templo da democracia e da cidadania.

Atuação dos grupos focais 

Nos encontros, foram apresentados os formulários específicos para cada deficiência, nos quais os grupos focais analisarão as plataformas institucionais do TRE quanto à acessibilidade. Nesses momentos, os participantes ofereceram apontamentos sobre as perguntas e validaram o questionário. As respostas servirão de base para o Manual de Comunicação. 

Após o período de preenchimento do formulário, os(as) avaliadores(as) dos grupos focais se reunirão novamente com o GT para apresentar críticas e sugestões sobre esses ambientes comunicacionais.

Objetivo do Grupo de Trabalho

A assessora de Comunicação Social, Imprensa e Cerimonial e coordenadora do GT, Aline Martins afirma que "com a colaboração dos grupos focais, o GT terá subsídios para confecção de um relevante manual, que auxiliará as servidoras e os servidores do Tribunal a realizar publicações inclusivas e acessíveis a todos e todas."

Ela destaca que "quando o objetivo é construir uma comunicação acessível, não é possível alcançar um resultado significativo, se não houver a participação das pessoas com deficiência. São necessárias as percepções, a análise e o monitoramento dessas pessoas para a elaboração de um documento que atenda às suas necessidades". Aline conclui frisando que o TRE-CE "está evoluindo nesse caminho de acessibilidade, mas há ainda há muito o que trilhar. O Tribunal se mostra empenhado na busca de meios para remover essas barreiras, não só físicas, mas comunicacionais e atitudinais."

Nesse sentido, a servidora Rivana Azevedo, membro da CPCAI e do GT, destaca que "a formação de grupos focais com a participação de pessoas com deficiências auditiva e visual representa um avanço importante na discussão sobre acessibilidade e inclusão nas plataformas digitais do TRE-CE, principalmente porque concede lugar de fala às pessoas diretamente interessadas na implementação de melhorias na comunicação institucional. Essa iniciativa faz valer o lema: “Nada sobre nós sem nós”, comumente usado nos movimentos em defesa dos direitos e da efetiva participação social das pessoas com deficiência".

Sobre as reuniões, Rivana Azevedo afirma que "estamos vivenciando uma rica experiência de aprendizagem interinstitucional. As sessões grupais ocorridas demonstraram o quanto ainda temos a aprender e a evoluir para nos tornarmos uma instituição mais acessível e inclusiva."

Convite

O Grupo de Trabalho convida, também, as servidoras e os servidores que tenham algum nível de deficiência visual ou auditiva para participarem do preenchimento do formulário. A colaboração do corpo funcional é importante para o enriquecimento da pesquisa e para o fomento da acessibilidade e da inclusão. 

Caso o(a) servidor(a) possua interesse em participar, solicitamos que envie e-mail para ascom@tre-ce.jus.br para que possamos inclui-lo(a) na pesquisa. 

 

#PraTodosVerem

Banner na horizontal com fundo cinza e, no lado direito, um triangulo azul. No lado esquerdo, GT reúne-se com Instituto dos Surdos e Institutos dos Cegos, em letras marrons. As palavras Instituto dos Surdos e Instituto dos Cegos estão em letras azuis. No lado direito, o desenho de um monitor de computador cinza, sobre um triângulo azul. Na tela, o mosaico da reunião com o Institutos dos Cegos. O mosaico apresenta a imagem de 11 participantes.

Acesso rápido