TRE-CE realiza Auditoria da Votação Eletrônica na Eleição Suplementar de Jaguaruana
O evento foi transmitido no Canal do TRE Ceará no YouTube a fim de dar transparência ao processo de auditoria e demonstrar a confiabilidade do processo eleitoral eletrônico

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) realizou transmissão da auditoria de funcionamento sob condições normais de uso, chamada de votação paralela, na Eleição Suplementar de Jaguaruana. O evento foi transmitido no Canal do TRE Ceará no YouTube a fim de dar transparência ao processo de auditoria e demonstrar a confiabilidade do processo eleitoral eletrônico.
A votação paralela aconteceu, nesse domingo, 7/11, no período da eleição, das 7 às 17h, na Sala de Sessões do Tribunal, e foi comandada pelo presidente da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica, juiz auxiliar da Presidência do TRE-CE, Rommel Moreira Conrado. O evento também foi acompanhado pelo procurador regional eleitoral substituto, Edmac Lima Trigueiro.
O objetivo do procedimento é demonstrar que a quantidade de votos digitados na urna eletrônica, a partir das cédulas previamente preenchidas, corresponde à mesma quantidade que consta no Boletim de Urna, ao final dessa votação. Foi submetida à votação de auditagem a urna da seção 95, localizada na E.E.M Francisco Jaguaribe, que foi sorteada, na manhã do sábado, 6/11, na Sala de Sessões do TRE-CE, em evento transmitido no YouTube.
Ao final da votação paralela, o juiz Rommel Conrado enalteceu a competência da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica, afirmando que "os trabalhos conduzidos pela Comissão ocorreram dentro de muita tranquilidade". Além disso, destacou que a auditoria "é mais uma oportunidade que a Justiça Eleitoral tem de comprovar a lisura do sistema".
Confira o vídeo produzido com entrevista com juiz Rommel Conrado sobre o sorteio e a votação paralela.
Auditoria de verificação da autenticidade e integridade
No sorteio desse sábado, 6/11, além da urna para a votação paralela, foi sorteada a urna da seção 83, da E.E.F. Nossa Senhora de Fatima, para a auditoria de verificação da autenticidade e integridade. Essa auditoria ocorreu, no dia da eleição, 7/11, antes da emissão da zerésima, no local de votação, na presença do juiz eleitoral Jhulian Pablo Rocha, do promotor eleitoral Edilson Isaias, de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), bem como de fiscais de partidos.
Na ocasião, foi verificado que as assinaturas digitais dos sistemas, lacrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), conferem com as assinaturas constantes na urna auditada.
Comissão de Auditoria
Além do juiz Rommel Moreira Conrado, a comissão é composta por representantes das Secretarias de Gestão de Pessoas; de Tecnologia da Informação; Judiciária e de Administração, bem como da Corregedoria Regional Eleitoral.
#PraTodoMundoVer
Foto tirada no dia da votação de auditagem. Em primeiro plano, quatro servidores (três mulheres e um homem) estão sentados atrás de mesas. Na foto, observa-se um computador e uma urna de lona. Os(as) servidores(as) estão em uma área delimitada com faixas azuis com a palavra TRE-CE. Ao fundo da imagem, o juiz Rommel Conrado, o procurador Edmac Lima e a servidora Marcia Cavalcante estão em pé. Eles olham para um papel nas mãos do procurador Edmac Lima.

