"A Urna é Nossa!": TRE-CE lança série de vídeos sobre o empréstimo de urnas eletrônicas para a sociedade
O primeiro vídeo apresenta a eleição para representantes da CIPA realizada na empresa Grande Moinho Cearense

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) presta apoio nas eleições das entidades por meio do empréstimo gratuito de urnas eletrônicas. As instituições podem contar com a ajuda da Justiça Eleitoral, na organização de seus pleitos: empresas privadas e órgãos públicos dos diversos segmentos da sociedade, como associações, conselhos de classe, conselhos tutelares, construtoras, cooperativas, empresas do ramo de hotelaria, transporte e telemarketing, escolas, federações, hospitais, indústrias, sindicatos, universidades e empresas privadas.
"A Urna é Nossa"
Para divulgar ainda mais o empréstimo de urnas, a Assessoria de Imprensa, Comunicação Social e Cerimonial (ASCOM) e a Seção de Empréstimo de Urnas e Resultados Eleitorais (SERES) criaram a série de vídeos "A Urna é Nossa". A iniciativa pretende estimular o uso de urnas eletrônicas em eleições das entidades e reforçar a confiança que a população tem no equipamento.
No primeiro vídeo, cobrimos a eleição para representantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da empresa Grande Moinho Cearense, realizada no dia 29/9. O evento contou com a utilização de urnas eletrônicas.
O colaborador da empresa Paulo Sérgio Amaral falou sobre a importância da utilização da urna eletrônica no referido pleito: "O Moinho Cearense resolveu escolher essa situação da urna eletrônica para dar mais credibilidade para eleição e para os funcionários ficarem mais engajados. É um respaldo maior". Ele ainda frisa: "Foi fácil porque o entrelaçamento do Moinho e com o TRE facilitou muito o nosso trabalho".
Empréstimo de Urnas
O procedimento para empréstimo das urnas eletrônicas é simples: se a eleição for na Capital, a entidade deve entregar a solicitação no protocolo da Secretaria do TRE (Rua Jaime Benévolo, nº 21, Centro); se for no interior, deve ser entregue no cartório eleitoral da zona onde será realizada a eleição. Outra opção é enviar o ofício, assinado e digitalizado, para o e-mail protocolo@tre-ce.jus.br.
O ofício deve conter informações básicas como quantidade de urnas pretendidas, data da eleição e contato. A Resolução TSE nº 22.685/2007 exige 60 dias de antecedência, mas no caso de eleições de pequeno porte, a cessão pode ser solicitada até 15 dias antes da consulta.
Ressalta-se que, em anos eleitorais, as urnas não podem ser emprestadas 120 dias antes e 30 dias após a realização das eleições oficiais.
Organização das eleições
Todas as regras da eleição são de responsabilidade da entidade. A Justiça Eleitoral atua apenas como um meio para facilitar a eleição. Os dados informados, como eleitorado, candidatas e candidatos são inseridos nas urnas, de forma a adequá-las às necessidades dos pleitos. Além de preparar as urnas, a Justiça Eleitoral também realiza treinamento de mesárias e mesários indicados pelas entidades e presta apoio técnico no dia da eleição.
Contato
Para mais informações, entre em contato com a equipe da Seção de Empréstimo de Urnas e Resultados Eleitorais pelo telefone (85) 3453-3815 ou e-mail: seres@tre-ce.jus.br.
Com informações da Seção de Empréstimo de Urnas e Resultados Eleitorais
#PraTodoMundoVer
Banner na horizontal de fundo azul-claro. Sobre formas onduladas amarelas e azuis translúcidas, uma caixa de diálogo verde com o título: A urna é nossa!, em caixa alta, preto. A caixa de diálogo aponta para a ilustração da urna eletrônica, que está sobre duas mãos de pele branca. No canto superior direito, a logo do TRE-CE.

