Quarta edição da Série da CPFem apresenta o tema: Quem são as candidatas no Ceará?

Na matéria, são abordados perfis das candidatas e das eleitas nos pleitos de 2016 e 2020, no Ceará

Banner da Série Representatividade Feminina: reflexões para além das estatísticas da Comissão de...

A quarta edição da série Representatividade Feminina: reflexões para além das estatísticas, elaborada pela Comissão de Participação Feminina (CPFem) do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), apresenta o tema: Quem são as candidatas no Ceará?. Na matéria, são abordados perfis das candidatas e das eleitas nos pleitos de 2016 e 2020, no Ceará. Destaca-se que é importante esta análise comparativa para instigar a reflexão sobre questões de gênero e política no Estado.

O texto, produzido pela chefe da Seção de Gerenciamento de Dados Partidários (SEDAP) e integrante da CPFem do TRE-CE, Adriana Alcântara, com a colaboração das servidoras do grupo de trabalho jurisdicional da CPFem, aponta dados sobre o perfil das candidaturas por sexo e grau de instrução, que podem ser consultados no site do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (https://apps.tre-ce.jus.br/tre/eleicoes/resultados):

 

 

Masculino

2016

Masculino

2020

Feminino

2016

Feminino

2020

Lê e escreve

385

336

121

164

Ensino Fundamental incompleto

1160

1085

302

342

Ensino Fundamental completo

1219

1272

385

453

Ensino Médio incompleto

348

349

149

171

Ensino Médio completo

3364

3874

1.822

1902

Superior incompleto

428

422

252

227

Superior completo

1807

2113

1.208

1634

TOTAL(TT)

9011

9451

4239

4893

Adriana Alcântara, após analisar as estatísticas, observa que o nível de instrução das candidatas aumentou em quase todos os critérios anunciados. Apenas no caso das candidatas com nível superior incompleto, houve uma redução entre os dois pleitos. 65% das vereadoras eleitas no Ceará, em 2020, possuem grau superior completo e 24% possuem ensino médio completo.

Dos vereadores eleitos, ainda em 2020, 30% tem grau superior completo e 37% ensino médio completo. Percebe-se, sem dificuldades, que as mulheres eleitas são em maior número detentoras de maior instrução. Segundo Adriana: "a intenção de participação feminina parece emergir entre as mulheres que possuem maior grau de instrução o que sugere a necessidade de maior distribuição de conhecimento formal e informal". Ela reflete: "talvez nesse ponto a formação de capital político deva ser discutida".

A pesquisadora ressalta que é importante perceber que a desigualdade entre os gêneros é uma constante, seja na intenção de participar ou no retorno recebido. Para ela, as mulheres trabalham mais, se capacitam mais e recebem menos reconhecimento, através de votos, remuneração, e colocação no mercado de trabalho. "São questões que precisam ser pensadas por mulheres e homens", pontua.

Depois dos dados apresentados, Adriana Alcântara deixa as seguintes reflexões: Quais as razões para essas desigualdades? Qual o significado da palavra patriarcado? Em que medida as ações praticadas na política reforçam a existência dessas assimetrias? O que as instituições podem fazer?

Série

A próxima matéria da série Representatividade Feminina: reflexões para além das estatísticas, que será publicada no dia 3 de novembro (quarta-feira), fará um apanhado sobre o desempenho partidário das candidaturas e das eleições de mulheres no Ceará.

 

#PraTodoMundoVer

Banner retangular de fundo roxo. Na parte superior, da esquerda para direita, a chamada: CPFem apresenta: em letras rosa; a identidade visual da CPFem e a logo laranja do TRE-CE. Abaixo, à esquerda, ilustração de cinco mulheres dispostas em formato de triângulo. Mulheres de vários tons de pele, cabelos pretos, vermelhos azuis, brancos; cabelos amarrados em um coque acima da cabeça, lisos, ondulados, curtos e compridos. À direita da ilustração, em letra cursiva amarela, a chamada: Representatividade Feminina: conheça os perfis das candidatas e das eleitas nos pleitos de; e o complemento: 2016 e 2020, rosa.

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