Eleitora de 98 anos regulariza o título para votar nas Eleições 2022

O TRE-CE segue com o atendimento ampliado no Centro de Eventos do Ceará, até a próxima quarta-feira, 4 de maio, último dia para solicitar operações no cadastro eleitoral

O TRE-CE segue com o atendimento ampliado no Centro de Eventos do Ceará, até a próxima quarta-fe...

O atendimento ampliado do TRE-CE vem recebendo vários casos de pessoas que buscam tirar ou regularizar o título para votar nas eleições de outubro e exercer a cidadania. Um desses casos é o da senhora Raquel Nobre Sousa, de 98 anos, que, desde 2006, não votava, mas neste ano aproveitou o atendimento no Centro de Eventos para transferir o local de votação do município de Senador Pompeu para Fortaleza.

“Estou aqui com a minha mãe que, aos 98 anos, não aceitou ficar fora do processo eleitoral”, ressaltou Maria Edivanda Nobre, filha de dona Raquel, que acompanhou a mãe no processo de regularização do título. Edivanda enalteceu o trabalho do TRE-CE durante o atendimento: “Quero registrar a qualidade do atendimento, a excelência; isso vai desde o acolhimento: as pessoas que nos receberam, as pessoas da portaria e a cada funcionário, cada um com mais delicadeza, mais cuidado, entendendo que esse é um momento muito importante pra eles, pra nós e o TRE está de parabéns por viabilizar essa situação”.

Dona Raquel sorri concordando com cada palavra da filha, enquanto Edivanda convoca outras pessoas a exercerem seu direito de expressão nas urnas: “Que sirva de exemplo para todas as pessoas que por serem idosas acham que não podem mais votar. Podem sim se expressar! Esse é o momento. Esse é o grande valor da democracia!”

Voto facultativo

De acordo com o artigo 14, parágrafo 1º, da Carta Magna, o alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para pessoas maiores de 18 anos, sendo facultativo para analfabetos e maiores de 70 anos, bem como para maiores de 16 e menores de 18 anos.

Atendimento ampliado

O TRE-CE segue com o atendimento ampliado no Centro de Eventos do Ceará, até a próxima quarta-feira, 4 de maio, último dia para quem precisa solicitar a primeira via do título, alteração de dados cadastrais, transferência de domicílio ou regularização de inscrição cancelada. O atendimento funciona de segunda a sexta, das 8h às 14h, com 80 guichês, somente por agendamento.

Para agendar, deve-se acessar o site do TRE-CE e, em Eleitor e Eleições, clicar em Agendamento. O agendamento também pode ser feito pelo Disque Eleitor 148, disponível nos dias úteis, das 7h às 14h.

Título Net

O TRE-CE reitera que os mesmos serviços podem ser solicitados pelo Sistema Título Net, sem sair de casa. Após aprovado, o título eleitoral também pode ser impresso em casa, na página do Autoatendimento do Eleitor, no site do TSE. Basta informar os dados conforme constam no cadastro eleitoral e logo o documento estará disponível para impressão.

#PraTodoMundoVer

Banner retangular de fundo bege. À esquerda, fotografia vertical da senhora Raquel Nobre, eleitora de 98 anos. Ela está sentada e assina um documento. Usa máscara branca, blusa com estampas azuis e calça azul. À direita, sobre o fundo bege, a logo do TRE-CE, seguida pela descrição: Eleitora de 98 anos regulariza o título para votar nas Eleições 2022, em letras pretas.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Ícone Protocolo Administrativo

Whatsapp: (85) 3195-8400

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido