TRE-CE realiza palestra sobre processo eletrônico de votação em Comando da 10ª Região Militar

O evento faz parte das ações do Comitê de Enfrentamento à Desinformação e Divulgação da Segurança do Processo Eleitoral

Montagem com três fotos tiradas na palestra. Na parte superior, foto mostra oficiais sentados, d...

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) promoveu nesta quarta-feira, 24/8, palestra sobre Segurança do Processo Eletrônico de Votação na sede do Comando da 10ª Região Militar.  O evento faz parte das ações do Comitê de Enfrentamento à Desinformação e Divulgação da Segurança do Processo Eleitoral.

A abertura do evento foi realizada pelo general André Luiz Ribeiro Campos Allão, que falou sobre a importância do seminário. O general afirmou: "Este evento dá o start da nossa operação para garantia da votação". Após o juiz auxiliar da Presidência do TRE, Rommel Conrado, agradeceu ao general a oportunidade, bem como destacou as ações realizadas pelo Tribunal no combate à desinformação, entre elas, as palestras proferidas para agentes da Polícias Federal, Militar e Civil e para os bombeiros(as) militares. 

A capacitação foi ministrada pela secretária de Tecnologia da Informação do TRE-CE, Lorena Belo. Participaram com esclarecimentos o coordenador de Contas Eleitorais e Partidárias, Caio Guimarães, e o servidor da Secretaria de Tecnologia da Informação Carlos Sampaio. Assistiram à palestra militares da staff, oficiais superiores e de ligação do comando. 

Segurança do processo eletrônico

A secretária iniciou destacando a importância da já consolidada parceria entre a Justiça Eleitoral e o exército para a garantia da segurança das eleições. Lorena falou sobre o parque de urnas que será utilizada nas Eleições 2022 e abordou as inovações trazidas pela urna eletrônica modelo 2020. Entre as mudanças, estão o processador mais rápido, os menores custos de conservação e maior durabilidade das baterias de lítio e a maior confiabilidade das teclas de duplo fator de contato. 

Após, Lorena Belo falou sobre as fraudes, que eram recorrentes no período de votação por cédula, e que justificaram a mudança de paradigma do manual para o eletrônico. Ela destacou que a urna eletrônica foi desenvolvida pela Justiça Eleitoral para pôr fim a essas situações. No entanto, ressaltou: "A tecnologia é apenas uma parte do processo. A segurança não reside apenas na urna eletrônica. Reside em pessoas, em procedimentos previstos em legislação e resoluções e em oportunidades de fiscalização".

A secretária abordou as oportunidades de auditoria, em que entidades podem acompanhar o processo eletrônico, como abertura do código-fonte, Teste Público de Segurança, Cerimônia de Assinatura e Lacração dos sistemas. Entre as entidades fiscalizadoras do pleito, estão as Forças Armadas, conforme Resolução 29673/2021. Em seguida, os(as) oficiais tiveram a oportunidade de  esclarecer suas dúvidas. Concluindo o evento, o coronel D'Artagnan Roberto Ferreira enalteceu a apresentação, afirmando que a palestra foi muito esclarecedora. 

#PraTodoMundoVer

Montagem com três fotos tiradas na palestra. Na parte superior, foto mostra oficiais sentados, dos lados esquerdo e direito da foto, em cadeiras de costas para a foto. Ao fundo, no placo, está a secretária Lorena Belo em pé e a apresentação projetada na parede. Na parte inferior, do lado esquerdo, foto mostra, da esquerda para a direita, Carlos Sampaio, Lorena Belo, juiz Rommel Conrado, general Allão e Caio Guimarães. Do lado direito, foto mostra a secretária Lorena Belo em pé atrás de um púlpito cinza. Ela fala próximo ao microfone. À esquerda da Lorena, uma apresentação com fotos da urna está projetada na parede.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Ícone Protocolo Administrativo

Whatsapp: (85) 3195-8400

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido