CPCAI lança a Trilha de Aprendizagem sobre Acessibilidade e Inclusão

Em live, foi lançada oficialmente a Trilha de Aprendizagem sobre Acessibilidade e Inclusão, plano de ação da CPCAI para a criação de hotsite composto por diversos objetos de aprendizagem voltados à acessibilidade e inclusão

Em live, foi lançada oficialmente a Trilha de Aprendizagem sobre Acessibilidade e Inclusão, plan...CPCAI lança a Trilha de Aprendizagem sobre Acessibilidade e Inclusão

A Comissão Permanente de Cidadania, Acessibilidade e Inclusão do TRE-CE (CPCAI) realizou, nessa segunda-feira, 05/12, a live "Nas Trilhas da Acessibilidade e Inclusão", transmitida pelo Youtube. Na ocasião, foi lançada oficialmente a Trilha de Aprendizagem sobre Acessibilidade e Inclusão, plano de ação da CPCAI para a criação de hotsite composto por diversos objetos de aprendizagem voltados à acessibilidade e inclusão. A iniciativa é uma ação integrante doPrograma de Acessibilidade da Justiça Eleitoral do Ceará.

Ministraram a live a servidora da CPCAI, Rivana Azevedo; o servidor da Seção de Capacitação (SECAP), Ednardo Carneiro; o professor da Sociedade de Assistência aos Cegos (SAC), Paulo Roberto Cândido de Oliveira; a professora do Instituto Cearense de Educação de Surdos (ICES), Germana Lima Rodrigues; e o promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Ceará, Hugo Magalhães Porto Neto.

A abertura do evento foi feita pela servidora da 24ª Zona Eleitoral, Tereza Helena Parente, e pelo diretor-geral do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), Hugo Pereira Filho. O diretor-geral falou sobre a importância de projetos como a Trilha de Aprendizagem e do trabalho da CPCAI, e agradeceu a presença dos palestrantes convidados. Em seguida, a servidora Rivana Azevedo e o servidor Ednardo Carneiro fizeram a apresentação do plano de ação, explicando os objetivos e a metodologia. Também foi apresentado o ambiente virtual da Trilha, com explicações de como acessar e como navegar pelos conteúdos.

O professor Paulo Roberto Cândido parabenizou o TRE-CE pela iniciativa da CPCAI, e afirmou se sentir contemplado por uma "ação tão digna e tão bem elaborada". Para o professor, outros gestores públicos devem se espelhar no processo de "planejamento, coordenação, efetivação e sensibilização" do projeto. Paulo Roberto também falou da figura representativa da Justiça, uma estátua de olhos vendados: "Apesar de estar com aquela simbologia de olhos vendados, ela quer demonstrar que está enxergando o direito de todos, sem distinção".

Já a professora Germana Lima agradeceu pelo convite e falou sobre a visão da sociedade em relação às pessoas com deficiência, destacando a importância da acessibilidade para garantia de direitos. Ela parabenizou, ainda, o TRE-CE pelo uso adequado da janela de Libras e o respeito às regras de transmissão.

Por fim, o promotor Hugo Magalhães apresentou a temática de inovação e educação institucional em acessibilidade e inclusão, destacando a importância da inovação na formação de uma sociedade inclusiva. "Nós temos que trabalhar a transformação cultural", afirmou.

Trilha de Aprendizagem sobre Acessibilidade e Inclusão

O Comitê Estratégico do TRE (COE), após avaliação do Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (LIODS-JECE), aprovou, na 11ª reunião de 2022, o plano de ação “Trilha de Aprendizagem sobre Acessibilidade e Inclusão” como proposta a ser apresentada ao CNJ para fins de cumprimento da Meta 9 do programa de Metas Nacionais de 2022.

O plano de ação foi elaborado pela Comissão Permanente de Cidadania, Acessibilidade e Inclusão (CPCAI), com o apoio do Núcleo de Educação a Distância (NED) e do LIODS.

#PraTodoMundoVer

Banner retangular de fundo laranja. No canto inferior esquerdo e ao lado direito, formas redondas na cor amarela. Na parte superior, o texto, em caixa alta e letras brancas: Live: Nas Trilhas da Acessibilidade e da Inclusão. Abaixo, print de uma reunião online na plataforma Google Meet. Há nove retângulos em um fundo preto, onde está as imagens das pessoas que participaram da reunião. todos estão sorrindo.

Acesso rápido