CPCAI lança a Trilha de Aprendizagem sobre Acessibilidade e Inclusão
Em live, foi lançada oficialmente a Trilha de Aprendizagem sobre Acessibilidade e Inclusão, plano de ação da CPCAI para a criação de hotsite composto por diversos objetos de aprendizagem voltados à acessibilidade e inclusão

A Comissão Permanente de Cidadania, Acessibilidade e Inclusão do TRE-CE (CPCAI) realizou, nessa segunda-feira, 05/12, a live "Nas Trilhas da Acessibilidade e Inclusão", transmitida pelo Youtube. Na ocasião, foi lançada oficialmente a Trilha de Aprendizagem sobre Acessibilidade e Inclusão, plano de ação da CPCAI para a criação de hotsite composto por diversos objetos de aprendizagem voltados à acessibilidade e inclusão. A iniciativa é uma ação integrante doPrograma de Acessibilidade da Justiça Eleitoral do Ceará.
Ministraram a live a servidora da CPCAI, Rivana Azevedo; o servidor da Seção de Capacitação (SECAP), Ednardo Carneiro; o professor da Sociedade de Assistência aos Cegos (SAC), Paulo Roberto Cândido de Oliveira; a professora do Instituto Cearense de Educação de Surdos (ICES), Germana Lima Rodrigues; e o promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Ceará, Hugo Magalhães Porto Neto.
A abertura do evento foi feita pela servidora da 24ª Zona Eleitoral, Tereza Helena Parente, e pelo diretor-geral do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), Hugo Pereira Filho. O diretor-geral falou sobre a importância de projetos como a Trilha de Aprendizagem e do trabalho da CPCAI, e agradeceu a presença dos palestrantes convidados. Em seguida, a servidora Rivana Azevedo e o servidor Ednardo Carneiro fizeram a apresentação do plano de ação, explicando os objetivos e a metodologia. Também foi apresentado o ambiente virtual da Trilha, com explicações de como acessar e como navegar pelos conteúdos.
O professor Paulo Roberto Cândido parabenizou o TRE-CE pela iniciativa da CPCAI, e afirmou se sentir contemplado por uma "ação tão digna e tão bem elaborada". Para o professor, outros gestores públicos devem se espelhar no processo de "planejamento, coordenação, efetivação e sensibilização" do projeto. Paulo Roberto também falou da figura representativa da Justiça, uma estátua de olhos vendados: "Apesar de estar com aquela simbologia de olhos vendados, ela quer demonstrar que está enxergando o direito de todos, sem distinção".
Já a professora Germana Lima agradeceu pelo convite e falou sobre a visão da sociedade em relação às pessoas com deficiência, destacando a importância da acessibilidade para garantia de direitos. Ela parabenizou, ainda, o TRE-CE pelo uso adequado da janela de Libras e o respeito às regras de transmissão.
Por fim, o promotor Hugo Magalhães apresentou a temática de inovação e educação institucional em acessibilidade e inclusão, destacando a importância da inovação na formação de uma sociedade inclusiva. "Nós temos que trabalhar a transformação cultural", afirmou.
Trilha de Aprendizagem sobre Acessibilidade e Inclusão
O Comitê Estratégico do TRE (COE), após avaliação do Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (LIODS-JECE), aprovou, na 11ª reunião de 2022, o plano de ação “Trilha de Aprendizagem sobre Acessibilidade e Inclusão” como proposta a ser apresentada ao CNJ para fins de cumprimento da Meta 9 do programa de Metas Nacionais de 2022.
O plano de ação foi elaborado pela Comissão Permanente de Cidadania, Acessibilidade e Inclusão (CPCAI), com o apoio do Núcleo de Educação a Distância (NED) e do LIODS.
Banner retangular de fundo laranja. No canto inferior esquerdo e ao lado direito, formas redondas na cor amarela. Na parte superior, o texto, em caixa alta e letras brancas: Live: Nas Trilhas da Acessibilidade e da Inclusão. Abaixo, print de uma reunião online na plataforma Google Meet. Há nove retângulos em um fundo preto, onde está as imagens das pessoas que participaram da reunião. todos estão sorrindo.