TRE-CE apresenta novas urnas eletrônicas que serão utilizadas nas Eleições 2022
O presidente do TRE-CE, desembargador Inacio Cortez, destacou que a Justiça Eleitoral está sempre empenhada em buscar melhorias para o eleitorado e que a modernização das urnas é um exemplo disso
O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) realizou, na tarde desta quarta-feira, 16/2, coletiva de imprensa com o presidente do TRE-CE, desembargador Inacio de Alencar Cortez Neto, e com a secretária de Tecnologia da Informação, Lorena Belo, para apresentação das novas urnas eletrônicas. Foram recebidas, na última semana, 1.300 urnas do novo modelo e a previsão é de que sejam entregues 10.424 novos equipamentos, no total, até a data das Eleições 2022.
O presidente do Tribunal iniciou a coletiva agradecendo à imprensa pela parceria no combate à desinformação e no fortalecimento da democracia. Sobre as novas urnas, o desembargador destacou: "A Justiça Eleitoral está sempre empenhada em buscar melhorias para o eleitorado. A modernização das urnas é um exemplo disso."
Ressaltou que a atualização dos equipamentos reduzirá custos de transporte e de armazenamento, resultando em "um ganho para o país". Por fim, o desembargador Inacio Cortez afirmou: "Quanto à segurança não há o que se questionar. As urnas são seguras, independente do modelo".
Em seguida, a secretária de Tecnologia da Informação, Lorena Belo, falou sobre a mudança na aparência da urna: "É a primeira vez que a urna eletrônica passa por um redesenho. Ela vem hoje com uma apresentação totalmente nova". Destacou que, apesar de não ter ocorrido modificações no design desde a criação das urnas, em 1996, elas vêm sofrendo, ano após ano, evoluções de desempenho, de performance e de segurança.
Segurança
Sobre a segurança da urna, Lorena Belo explicou que o novo equipamento é tão seguro quanto os modelos anteriores. A mudança é que o perímetro criptrográfico foi certificado pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP Brasil.
A secretária esclareceu que "independente do modelo, os softwares são os mesmos e atendem aos mesmos critérios de segurança, auditabilidade e de integridade do resultado da votação". E acrescentou: "O eleitor pode ficar tranquilo que qualquer que seja a aparência da urna em que ele votar, o voto está bem garantido".
Avanços para logística
Entre as novidades apresentadas, foi a mudança da bateria da urna, que passou a ser de lítio. Essa bateria tem maior vida útil, além de não demandar recargas a cada quatro meses de armazenamento, como as utilizadas em outros modelos. A secretária pontuou também que a urna está mais leve e menor, o que reduz custos na distribuição e facilita o armazenamento desses equipamentos.
Facilidades e possibilidades para mesários
Outra mudança é a reformulação do terminal do mesário no modelo UE2020. Agora, ele não tem mais teclas, possuindo uma tela sensível ao toque. Lorena Belo destacou que, no futuro, a tela permitirá a exibição da foto da eleitora ou do eleitor, quando a identificação biométrica for realizada. O objetivo é que "o mesário possa verificar a identidade do eleitor com mais facilidade", explicou.
O novo modelo do terminal do mesário permite ainda maior celeridade no processo de votação, porque o processamento da biometria acontecerá com maior rapidez. Será possível iniciar o processo de identificação da próxima pessoa da fila enquanto a anterior ainda estiver votando.
Dois Modelos
As novas urnas se somarão a outras, modelos 2009, 2010, 2011, 2013 e 2015. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, 25.063 urnas serão o quantitativo total de urnas que integrarão o parque do TRE-CE para as Eleições 2022.
Fechamento do Cadastro Eleitoral
Por fim, a secretária Lorena Belo destacou que os(as) eleitores(as) que desejam votar nas Eleições 2022 precisam regularizar sua situação até o dia 4 de maio, data de fechamento do Cadastro Eleitoral.
O atendimento aos(às) eleitores(as) é realizado de forma remota, por meio do Título Net, no site do TRE-CE. Destaca-se que a coleta biométrica está suspensa, no entanto os(as) eleitores(as) que não cadastraram a biometria e estão com título cancelado devem buscar atendimento no site do Tribunal.
#PraTodoMundoVer
Montagem de três fotos tiradas na coletiva de imprensa. Na parte superior, foto do presidente do TRE, desembargador Inacio Cortez, e da secretária de TI, Lorena Belo. Eles estão posicionados atrás da bancada. O desembargador gesticula enquanto fala à imprensa. Ao seu lado, Lorena aguarda. Na imagem, aparecem dois cinegrafistas de costas para a câmera. Ao fundo, fixados na parede da sala de sessões, quadros com fotografias de ex-presidentes do Tribunal. Na parte inferior, à esquerda, foto mostra, ao centro, a secretária de tecnologia da informação, Lorena Belo. Ela está posicionada atrás da bancada na sala de sessões. À frente dela, sobre a bancada, microfones. Nas margens da foto, aparecem as câmeras das TV's. Lorena gesticula enquanto fala. Usa vestido preto com faixas transversais nas cores bege e marrom e máscara branca. No lado direito, o registro, em um ângulo lateral, das três urnas e dos terminais do mesário, expostas durante a coletiva. Os equipamentos estão sobre uma mesa bege.