Forças de segurança do Ceará participam de palestra sobre processo eleitoral
O evento ocorreu nessa quarta-feira, 6/7

Cerca de 260 oficiais das Polícias Militar (PMCE), Civil (PCCE), Corpo de Bombeiros (CBMCE) e Perícia Forense (Pefoce) participaram, nessa quarta-feira, 6/7, de palestra sobre a segurança do processo eleitoral brasileiro. O evento faz parte das ações do Comitê de Enfrentamento à Desinformação e Divulgação da Segurança do Processo Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). A palestra ocorreu no Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac) da PMCE e foi ministrada pela secretária de Tecnologia da Informação do TRE-CE, Lorena Belo.
O subcomandante-geral da PMCE, coronel Clauber Wagner Vieira de Paula, junto ao subchefe do Estado Maior, coronel Klênio Savyo Nascimento de Sousa, fez a abertura do evento, que contou ainda com o juiz auxiliar da Presidência do TRE-CE, Rommel Conrado, o coordenador de Auditoria e de Contas Eleitorais e Partidárias, Caio Guimarães, e o servidor da Seção de Empréstimo de Urnas e Resultados Eleitorais (Seres), Carlos Sampaio.
A segurança das eleições não reside apenas na urna eletrônica
Ao traçar uma comparação de como aconteciam as apurações de votos antes e após o uso das urnas eletrônicas, a secretária Lorena Belo esclareceu: "Não há como nós pensarmos na segurança do processo eleitoral brasileiro, falando apenas da urna eletrônica. Há todo um processo que garante essa segurança. A urna é uma personagem dessa história. A segurança da eleição é garantida por um processo com controle, fiscalização e auditoria do começo ao fim.".
Lorena Belo então explicou inúmeros mecanismos de segurança da urna, como assinaturas digitais de sistemas, lacres físicos, ausência de conexão com redes externas, hardware de segurança, testes públicos de segurança e auditorias.
"A opção, no Brasil, pela automatização do processo de votação se deu pela premente necessidade de mitigar a lentidão e as falhas, intencionais ou não, que marcavam a votação manual.", lembrou.
A secretária destacou ainda a importância de consultar fontes oficiais de informação sobre o processo, como a página da urna eletrônica no site Justiça Eleitoral.
O subcomandante-geral De Paula agradeceu à equipe do Tribunal, destacando a efetividade dos esclarecimentos.
Dados gerais
Na Copac, Lorena Belo listou vários números a respeito do parque de urnas e seções do Ceará para as próximas eleições. Em 2022, o TRE-CE utilizará 25.063 urnas eletrônicas. Do novo modelo, de 2020, serão 10.424 equipamentos.
Ela abordou ainda as inovações trazidas pelo modelo 2020, dentre elas: processador 18 vezes mais rápido que o modelo anterior, de 2015, mais acessibilidade, menores custos de conservação, maior durabilidade das baterias e maior confiabilidade das teclas de duplo fator de contato.
Outras palestras
Na última segunda-feira, 4/7, equipe do TRE-CE também esclareceu a segurança do processo eleitoral brasileiro na Superintendência Regional da Polícia Federal (PF), em Fortaleza. Fez a abertura do evento o superintendente regional da PF, delegado Rodrigo Carneiro. Ele afirmou que a palestra representou "um grande ganho para nós, não só como atores do cenário eleitoral, mas como multiplicadores do conhecimento".
Além do superintendente da Polícia Federal e do juiz auxiliar da Presidência do TRE-CE, compuseram o dispositivo de honra, o chefe em exercício da Delegacia de Combate ao Crime Organizado da PF no Ceará, delegado Olavo Augusto Athayde Pimentel, e o chefe do Setor Técnico Científico da PF no Ceará, perito criminal João Bosco de Carvalho Almeida.
O Comitê de Enfrentamento à Desinformação e Divulgação da Segurança do Processo Eleitoral do TRE-CE deve dar seguimento à realização de palestras semelhantes para outros públicos do estado.
#PraTodoMundoVer
Montagem retangular de três fotos sobre fundo cinza. As fotos foram feitas durante a palestra no Comando de Prevenção e Apoio à Comunidade da PMCE, em 6/7/2022. Na primeira foto, na vertical e à esquerda da montagem, aparecem: o juiz auxiliar da Presidência do TRE-CE, Rommel Conrado; o servidor da Seção de Empréstimo de Urnas e Resultados Eleitorais, Carlos Sampaio, e o Coordenador de Auditoria e de Contas Eleitorais e Partidárias, Caio Guimarães, esses dois últimos olham para o dr. Rommel, enquanto este fala ao microfone para a plateia. Eles estão de pé atrás de uma mesa de madeira sobre a qual, no lado direito, está uma urna eletrônica. Na segunda foto, estão perfilados de pé, da esquerda para a direita: subchefe do Estado Maior da PMCE, coronel Klênio Savyo; servidor Carlos Sampaio; servidor Caio Guimarães; juiz Rommel Conrado; servidora Lorena Belo; subcomandante-geral da PMCE, coronel Clauber Wagner de Paula. Na terceira foto, feita a partir do palco do auditório onde ocorreu a palestra, aparece de costas a servidora Lorena Belo. Ela fala de pé para o público, composto por cerca de 260 pessoas sentadas e uniformizadas. O auditório tem paredes azuis e, ao fundo, na parte superior da parede, está o brasão da PMCE e a inscrição em letras brancas e maiúsculas: Polícia Militar do Ceará.

