Série "Vamos falar sobre..." aborda tema mesários com deficiência

Neste mês, a Ascom conversou com três mesários(as) com deficiência para saber sobre a experiência de participar ativamente das eleições, contribuindo para a democracia

Banner Série "Vamos falar sobre...". Descrição após a notícia.

A Assessoria de Imprensa, Comunicação Social e Cerimonial (Ascom), em parceria com a Comissão Permanente de Cidadania, Acessibilidade e Inclusão (CPCAI), publica, nesta quinta-feira, 30/6, matéria da série “Vamos falar sobre...” relacionada ao tema mesários com deficiência.

A ação tem como objetivo abordar, mensalmente, conteúdos e informações sobre cidadania, acessibilidade e inclusão, nas plataformas digitais do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). Neste mês, a Ascom conversou com três mesários(as) com deficiência para saber sobre a experiência de participar ativamente das eleições, contribuindo para a democracia. 

Depoimentos

A professora Sandra Maria Lima atua há cinco eleições como mesária. Ela, que tem deficiência física, destaca a importância de participar da festa da democracia "Ser mesária representa para mim uma questão de cidadania, uma forma de contribuir para o bom desempenho dos trabalhos eleitorais e fortalecer a democracia. Me sinto muito bem e gosto de realizar esse trabalho."

A primeira vez que Elder Chaves participou como mesário foi nas Eleições 2020. "Foi uma experiência muito satisfatória estar de fato exercendo minha cidadania", pontuou. Elder explicou como se sentiu em sua estreia nas Eleições "Como eu fui mesário no meu próprio bairro, fiquei feliz quando pessoas conhecidas viram em mim um exemplo de como fazer na prática o exercício da cidadania. Então, esse é o maior orgulho quando penso no que fiz". Ele, que tem visão monocular desde os 16 anos, luta pela garantia dos direitos das pessoas com deficiência e garantiu que esse ano participará novamente do pleito. 

O auxiliar de contabilidade Francisco Amorim também iniciou sua participação como mesário na última eleição. "Eu acho muito interessante poder contribuir para a nossa Democracia. Achei uma experiência bem importante participar do processo eleitoral como mesário", afirma. Também quis ressaltar que o processo eleitoral é seguro e transparente. Ele, que tem deficiência física, acredita que as pessoas com deficiência precisam de mais voz participativa. 

Seja Mesário Voluntário!

O(A) mesário(a) auxilia nas atividades que envolvem o dia do pleito, aprende sobre a segurança do processo eleitoral e contribui com a Justiça Eleitoral para a garantia da segurança e do sigilo do voto.

Podem inscrever-se como mesário(a) pessoas  de 18 anos que estão com a situação regular com a Justiça Eleitoral. Basta preencher o Formulário de inscrição/autorização para se voluntariar e autorizar a convocação por meio eletrônico.

As pessoas que trabalham como mesários(as) têm direito aos seguintes benefícios:

  • Dispensa do serviço pelo dobro dos dias prestados à Justiça Eleitoral (Art. 98, da Lei 9504/97);
  • Vale-refeição para o dia da Eleição;
  • Vantagem em desempate em concurso público, se houver previsão em edital;
  • Certificado de participação;
  • Utilização das horas trabalhadas para atividades complementares em faculdades participantes do Projeto Universidade Amiga da Democracia. Confira a lista de instituições de ensino superior conveniadas

Não podem ser mesários(as): 

  • As candidatas e os candidatos e seus parentes, ainda que por afinidade, até o segundo grau, inclusive, e também o cônjuge;
  • Membros de diretórios de partidos políticos caso exerçam função executiva;
  • Autoridades e agentes policiais, bem como funcionários e funcionárias no desempenho de cargos de confiança do Executivo;
  • Pessoas que pertencem ao serviço eleitoral;
  • Parentes em qualquer grau ou servidores(as) da mesma repartição pública ou empresa privada na mesma Mesa, Turma ou Junta Eleitoral; 
  • Menores de 18 anos.

 

#PraTodoMundoVer

Banner horizontal de fundo azul. Na parte superior, no lado esquerdo, a chamada da série "Vamos falar sobre...", em letras azuis em caixa alta. A palavra Falar está em destaque na cor amarela. No lado direito, a logo do TRE-CE. Abaixo, sobre tarja azul, o título: Participação de mesários(as) com deficiência, em caixa alta e letras amarelas. O plano de fundo é formado por oito quadrados com desenhos de pessoas.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Ícone Protocolo Administrativo

Whatsapp: (85) 3195-8400

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido