Semana do Jovem Eleitor: TRE em Movimento leva palestra e atendimento a mais dois colégios
Equipes do TRE fazem palestra e auxiliam no atendimento de turmas de 1º e 2º ano.

As ações do TRE em Movimento - Eleitor do Futuro seguem a todo vapor. Nesta quarta-feira, 16/3, foi a vez do Colégio Ari de Sá (Washington Soares) e, na terça-feira, 15/3, o Colégio 7 de Setembro (Unidade Centro) receberam as equipes do TRE com palestra e atendimento a turmas de 1º e 2º ano.
A coordenadora de eleições, Edna Saboia, conduziu o bate-papo com alunas e alunos e falou sobre educação política, discorrendo sobre democracia, cidadania, papel da Justiça Eleitoral, alistamento eleitoral (primeiro título) e a importância do voto consciente e informado. Edna esclareceu ainda que adolescentes com 15 anos que completam 16 até o dia da eleição podem tirar o título. O prazo final é 4 de maio de 2022.
Ao final das palestras, foram oportunizados atendimentos para jovens que desejavam tirar o primeiro título eleitoral.
As atividades foram bem recebidas pelas turmas. Para a aluna Isabel Freitas, 16 anos do Colégio 7 de Setembro: "A palestra de hoje foi bem informativa. Trouxe a sensação de que nós somos importantes, o voto é importante. Os adolescentes são o futuro. Eles podem mudar o país, não só com o voto, mas participando, sendo cidadãos".
Programação
A semana começou com duas palestras virtuais para jovens vinculados ao Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) de todo o país, na última segunda-feira, 14/3. A palestra do turno da manhã contou com a formação da chefe da Seção de Normas e Jurisprudência de Pessoal do TRE-CE, Ingrid Eduardo Barboza, e à tarde, o servidor Marcos Heleno, da Assessoria da Vice-presidência. Cerca de 2.200 jovens foram alcançados(as), nos dois eventos.
Nos dias 17 e 18/3, o Colégio Farias Brito - Odilon Braveza também será contemplado com a visita da equipe do TRE em Movimento. No primeiro dia, o bate-papo com os jovens será às 10h30, e no segundo, às 9h. Já o atendimento seguirá até as 12h, nas duas datas. O juiz e ouvidor do TRE, David Sombra Peixoto, ministrará as palestras.
A iniciativa da Corregedoria Regional Eleitoral (CRE), da Escola Judiciária Eleitoral (EJE) e da Ouvidoria (Ouvir) levará palestras sobre participação da juventude na política, voto consciente e a importância do alistamento eleitoral, com atendimento em escolas em parceria com a 1ª, a 3ª e a 112ª Zonas Eleitorais, em Fortaleza.
TRE em Movimento
Na primeira edição do projeto, em novembro de 2021, participaram as seguintes Zonas Eleitorais: 41ª (Itapajé), 23ª (Uruburetama), 17ª (Itapipoca), 50ª (Pentecoste) e 109ª (Paracuru). As atividades incluíram palestras, atendimento itinerante e audiências públicas, tanto nas sedes das zonas quanto nos municípios-termo. As ações ocorreram em paralelo às inspeções da Corregedoria nos respectivos Cartórios Eleitorais.
Título Eleitoral
Para solicitar o primeiro título, basta apresentar o comprovante de residência atualizado e documento de identidade oficial com foto. O TRE destaca que o atendimento pode ser feito sem sair de casa através do Sistema Título Net. Basta acessar o site do TRE, seguir o passo a passo enviando a documentação e aguardar o processamento dos dados pelo Tribunal Superior Eleitoral. Depois é só baixar o e-Título, que é a versão digital do título eleitoral.
Montagem com quatro fotos. Na primeira, na parte superior, da esquerda para a direita, está a coordenadora de eleições no momento em que profere a palestra. Ela está com microfone, tem cabelos longos, loiros e usa máscara preta. Na imagem, há também um telão com slide da apresentação, que contém duas ilustrações de jovens e o texto Juventude cidadã: protagonista da democracia. Na foto ao lado, feita a partir da plateia de estudantes, estão no palco, servidoras e servidor do TRE. Abaixo, as imagens trazem os momentos dos atendimentos nos laboratórios de informática. Nas quais, servidores orientam estudantes a fazerem a solicitação do título pela internet.