Livro do servidor Stenio Gardel é finalista no Prêmio Jabuti 2022
A palavra que resta é um dos 10 finalistas da categoria "Romance Literário"

A palavra que resta, livro do escritor e servidor do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará Stênio Gardel, foi anunciado, nesta terça-feira, 25/10, como um dos 10 finalistas da categoria "Romance Literário" do 64º Prêmio Jabuti. O concurso é uma referência para o mercado editorial do país.
A obra lançada em 2021 pela editora Companhia das Letras é o romance de estreia do Stênio Gardel. A palavra que resta nos conta, de forma emocionante e poética, a história de Raimundo, "homem analfabeto que na juventude teve seu amor secreto brutalmente interrompido e que por cinquenta anos guardou consigo uma carta que nunca pôde ler". O livro "nos leva pelo passado de Raimundo, permeado de conflitos familiares e da dor do ocultamento de sua sexualidade, mas também das novas relações que estabeleceu depois de fugir de casa e cair na estrada, ressignificando seu destino mais de uma vez", de acordo com a sinopse.
Ao receber a notícia de indicação, o servidor destacou que a sensação é de "alegria em primeiro lugar, claro, mais a maior é o sentimento de realização, de conquista. Só o livro publicado já é um sonho enorme, antigo. Ter esse acolhimento e reconhecimento, vai muito além do que eu podia esperar".
O escritor falou também sobre o impacto do reconhecimento por uma das mais relevantes e tradicionais premiações do país: "Espero e acredito que o livro vai chegar a ainda mais pessoas. Então, mais pessoas vão conhecer a história do Raimundo e sentir e pensar um pouco sobre o que a vida dele pode dizer a respeito da nossa".
Além da indicação, o livro também tem sido muito elogiado e comemorado pela crítica e pelos leitores(as). Questionado sobre o motivo para esse grande sucesso, Stenio afirmou: "Pensando no que escuto nos clubes de leitura ou leio nas resenhas, acho que os leitores conseguem se conectar com o Raimundo, seja pelos sofrimentos, pelas dificuldades, pelos sonhos que ele carrega, pelas conquistas que alcança, muitas já idoso. E esse sinal de empatia é muito valioso e potente".
Prêmio Jabuti
Realizado desde 1958, o Jabuti destaca obras significativas em quatro eixos: Literatura, Não Ficção, Produção Editorial e Inovação. No eixo literatura, são premiadas produções nas seguintes categorias: Conto, Crônica, Romance de Entretenimento, Poesia, Juvenil, Infantil e Histórias em Quadrinhos.
Na categoria de Romance Literário, além do livro de Stênio Gardel, concorrem também obras como: A extinção das abelhas, de Natalia Borges Polesso; A pediatra, de Andréa Del Fuego; e Pequena coreografia do adeus, de Aline Bei.
Banner horizontal de fundo azul escuro. Do lado esquerdo, foto do servidor Stênio Gardel. Ele tem pele branca e barba. Ele usa camisa branca. Do lado direito dele, capa do livro: A Palavra que resta. Do lado direito do banner, Livro de servidor do TRE-CE é finalista do Prêmio Jabuti, em letras brancas. Prêmio Jabuti está na cor verde. A logo do Premio está no canto superior direito. O plano de fundo do banner tem desenhos de livros abertos.

