Ouvidora da Mulher reúne-se com representantes da CGE e do 2º Juizado da Mulher na capital

As reuniões ocorreram na última terça-feira, 18/10

TRE-CE reuniões da OuvidoriaOuvidora da Mulher reúne-se com representantes da CGE e do 2º Juizado da Mulher na capital

A ouvidora da Mulher do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), juíza Kamile Castro, promoveu, na semana passada reuniões com representantes da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) e do 2º Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Fortaleza. O objetivo dos encontros foi a troca de experiências e a formulação de parcerias entre os órgãos para o combate e a prevenção à violência contra a mulher.

As reuniões fazem parte de uma série de encontros que a Ouvidoria da Mulher vem promovendo no intuito de aperfeiçoar os atendimentos do setor no Tribunal.

Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE)

A reunião com o controlador e ouvidor Geral do Estado, Aloísio Carvalho, ocorreu na última terça-feira, 18/10, na sede do Tribunal. Também participaram o assessor da Ouvidoria do TRE-CE, Higino Farias, e a servidora Aureni Lopes.

A Controladoria e a Ouvidoria já trabalharão em conjunto no segundo turno das eleições. Caso o Disque 155 da Controladoria receba alguma demanda de competência da Ouvidoria da Mulher, encaminhará a denúncia ou solicitação. O serviço da Controladoria funciona 24 horas por dia todos os dias da semana.

No encontro, tratou-se também de um possível Acordo de Cooperação técnica entre a Ouvidoria da Mulher e a CGE para o fornecimento pela Controladoria do código-fonte de um sistema que autua automaticamente as demandas recebidas por WhatsApp. A medida aceleraria o atendimento das solicitações, pois não seria mais necessário passar as informações do aplicativo de mensagens para o Sistema da Ouvidoria (SOU), o software já faria essa integração.

A parceria entre os órgãos incluiria ainda a elaboração de um plano de trabalho em conjunto com a CGE, a ser detalhadamente discutido entre as equipes técnicas da CGE e da Ouvidoria do TRE após a eleição. 

Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Fortaleza

A reunião ocorreu na sede do 2º Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Fortaleza, na terça-feira, 18/10, e contou com a presença da titular, a juíza Teresa Germana Lopes de Azevedo, da servidora da equipe de atendimento do 2° Juizado, Edilene Viana, e do assessor da Ouvidoria do TRE, Higino Farias.

Já para o segundo turno das Eleições 2022, a cooperação realizará a distribuição de cartazes nos locais de votação da capital com informações dos dois Juizados da Mulher de Fortaleza, da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), da Casa da Mulher Brasileira e da Central de Atendimento à Mulher (180).

No encontro, tratou-se também da elaboração de uma cartilha em conjunto, assim como da realização de vídeos institucionais e eventos, como seminário, simpósio e palestras de sensibilização. "A visita da Dra. Kamile Castro ao 2º Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Fortaleza representa o marco inicial da concretização de novos projetos em prol do enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher em Fortaleza", ressaltou a juíza Germana Lopes.

Previamente à reunião da terça-feira, a Ouvidoria da Mulher também conversou com a titular do 1º Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Fortaleza, dra. Rosa Mendonça, sobre a parceria.

#PraTodoMundoVer

Montagem com duas fotos sobre fundo cinza. Na foto da esquerda, a ouvidora da Mulher, juíza Kamile Castro reúne-se com o controlador e ouvidor Geral do Estado, Aloísio Carvalho, a servidora Aureni Lopes e o assessor da Ouvidoria do TRE-CE, Higino Farias. Eles estão sentados ao redor de uma mesa retangular marrom numa sala com paredes brancas, na nova sede do TRE-CE. Na segunda foto, estão, de pé, da esquerda para a direita, a servidora Edilene Viana, da equipe de atendimento do 2º Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Fortaleza, a titular do 2º Juizado, juíza Teresa Germana Lopes de Azevedo, a ouvidora da Mulher do TRE-CE, Kamile Castro, e o assessor da Ouvidoria, servidor Higino Farias. A foto foi feita em sala da sede do 2º Juizado, da qual aparecem, ao fundo imagem, um quadro e várias prateleiras com livros.

Acesso rápido