EJE conclui ciclo de palestras sobre segurança do processo eletrônico de votação
A iniciativa faz parte das ações do Comitê de Enfrentamento à Desinformação do TRE-CE

A Escola Judiciária Eleitoral do Ceará encerrou o ciclo de palestras sobre segurança do processo eletrônico de votação, que é parte das ações do Comitê de Enfrentamento à Desinformação do TRE-CE.
Na última terça-feira, 6/9, a secretária de Tecnologia da Informação, Lorena Belo; a coordenadora da EJE, Roberta Laena; e o coordenador de atendimento ao eleitor, Marcel Leonardo Almeida, apresentaram o tema, na Faculdade de Direito da UFC, e expuseram fatos e informações relevantes sobre democracia, voto e votação eletrônica.
A abertura do evento contou com a presença da professora doutora Raquel Machado, que destacou a importância da Justiça Eleitoral para a democracia e mencionou ainda a sua atuação na Missão de Observação Eleitoral. Após, a coordenadora da EJE, Roberta Laena, apresentou o projeto Universidade Amiga da Democracia e expôs as formas de participação no pleito, salientando a fiscalização das etapas e o trabalho como mesário(a) voluntário(a) ou auxiliar de eleição.
Segurança e desinformação
A formação teve seguimento com a palestra da secretária de TI do TRE-CE, Lorena Belo. A servidora detalhou detalhamento as etapas do processo eletrônico de votação e enfatizou, principalmente, as oportunidades de de auditoria, antes, durante e após a votação.
Por fim, o coordenador de atendimento ao eleitor, Marcel Leonardo Almeida, expôs sobre a desinformação em contextos eleitorais, apresentando e esclarecendo as principais notícias falsas que circulam sobre as urnas e a Justiça Eleitoral.
Formações
Ao todo, em 2022, foram realizadas seis palestras, presenciais ou virtuais, em instituições de ensino superior da capital e do interior, garantindo a aproximação da Justiça Eleitoral e estudantes. A EJE esteve nas seguintes institui UniJaguaribe (Aracati); Faculdade Dom Adélio Tomasin (Quixadá); Unifor (Fortaleza); Uece (Fortaleza); Unicatólica (Quixadá); e UFC (Fortaleza). A coordenadora de eleições, Edna Saboia, também participou das formações.
Foto tirada em sala da UFC. Na foto, o coordenador Marcel Leonardo, a secretária Lorena Belo, a coordenadora Roberta Laena estão em pé. Na frente deles, alunos e alunas estão sentadas em carteiras escolares brancas. Atrás deles, um quadro branco, um quadro verde, uma mesa com a urna eletrônica e uma apresentação projetada na parede. A sala tem paredes brancas e chão com círculos vermelhos.