TRE-CE recebe visita da Missão de Observação Eleitoral da OEA

O presidente deu as boas-vindas, colocando o Tribunal à disposição da Missão e ressaltando a eficiência e transparência das eleições brasileiras

O presidente deu as boas-vindas, colocando o Tribunal à disposição da Missão e ressaltando a efi...

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará(TRE-CE), desembargador Inacio de Alencar Cortez Neto, recebeu, na manhã desta quinta-feira, 29/9, a visita do coordenador regional da Missão de Observação Eleitoral da Organização dos Estados Americanos (MOE/OEA), Javier Ullán de La Rosa. O presidente deu as boas-vindas, colocando o Tribunal à disposição da Missão e ressaltando a eficiência e transparência das eleições brasileiras.

O encontro aconteceu no gabinete da Presidência. Estiveram presentes o juiz auxiliar da Presidência, Rommel Conrado; a secretária da Presidência, Cecília Arruda; o juiz do Pleno, David Sombra; o assessor de Planejamento, Estratégia e Gestão, Romaico de Carvalho; o presidente da OAB - seção Ceará, Erinaldo Dantas; e o advogado Fernandes Neto.

Na ocasião, o coordenador visitou outras instalações do Tribunal. No depósito de urnas, acompanhou a distribuição dos equipamentos, que iniciou nessa quarta-feira, 28/9. O chefe da Seção de Administração de Urnas Eletrônicas, Ivan Alexandre, explicou sobre a distribuição e logística das urnas. No espaço onde acontecerá o Teste de Integridade da Urna Eletrônica no dia da eleição, 2 de outubro, o juiz Rommel Conrado, presidente da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica, detalhou sobre os procedimentos de auditoria.

A comitiva visitou, ainda, o espaço onde foi montada uma seção eleitoral. A coordenadora de eleições, Edna Saboia, detalhou orientações que mesários(as) e eleitores(as) devem seguir no dia da eleição, bem como apresentou o novo modelo da urna eletrônica.

No Disque Eleitor, o coordenador de atendimento ao Eleitor, Marcel Leonardo, falou sobre o serviço telefônico.

Missão de Observação Eleitoral da OEA

Essa é a terceira vez que especialistas da OEA vêm ao Brasil para observar o processo eleitoral do país. Os(As) observadores(as) acompanharam e produziram relatórios sobre as Eleições Municipais de 2020 e as Eleições Gerais de 2018, os dois últimos pleitos realizados no território nacional.

A Missão da OEA deste ano é composta por 55 especialistas e observadores(as) de 17 nacionalidades, que estarão presentes em 15 unidades da Federação brasileira. Os(As) observadores(as) irão ao Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal.

As Missões têm por finalidade contribuir para o aperfeiçoamento do processo eleitoral, ampliar a transparência e a integridade, bem como fortalecer a confiança pública nas eleições. Entre os objetivos, estão: observar o cumprimento das normas eleitorais nacionais; colaborar para o controle social nas diferentes etapas do processo eleitoral; e verificar a imparcialidade e a efetividade da organização, direção, supervisão, administração e execução do processo eleitoral.

#PraTodoMundoVer

Foto retangular registrada no gabinete da Presidência. Mostra os participantes reunidos em círculo. Na imagem, é possível ver que o desembargador Inacio conversa com o visitante.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Ícone Protocolo Administrativo

Disque Eleitor: 148   
Whatsapp: (85) 3195-8400

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido