Cearense de 96 anos doa título datado de 1970 ao Centro de Memória do TRE-CE
Instituição arrecada, até 19/12, documentos e objetos para preservar a história das eleições no Estado

Apesar de o voto ser facultativo para pessoas com 70 anos ou mais, Vicentina Freitas de Amorim, de 96 anos, não perde a oportunidade de exercer a cidadania. Em todas as eleições, ela conta, o compromisso com a democracia é certo. Na última semana, Vicentina, residente no município de Iracema, procurou o cartório da 86ª zona eleitoral, com sede em Alto Santo, para fazer a revisão de dados. Devido à mobilidade reduzida da cidadã, a equipe da unidade prestou atendimento em domicílio.
Na ocasião, Vicentina doou o antigo título de eleitor, datado da década de 1970, para o Centro de Memória do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). O equipamento, aberto ao público, recebe, até 19/12, fotografias, materiais de propaganda, cartazes, “santinhos”, mobiliário, entre outros itens que ajudem a preservar e a resgatar a história das eleições no Estado.
Serviço
Campanha de arrecadação de documentos e objetos para acervo do Centro de Memória Eleitoral
Quando: até 19/12/23
Pontos de doação: Sede do TRE-CE (Rua Doutor Pontes, 800 – Luciano Cavalcante) e cartórios eleitorais em Fortaleza e no Interior
Mais informações:(85) 3453-3874 ou sebim@tre-ce.jus.br
#PraTodoMundoVer
A imagem é um registro fotográfico. De forma centralizada, está a eleitora Vicentina Freitas de Amorim, de 96 anos. Ela possui cabelos grisalhos, na altura do ombro, e usa um vestido com estampa floral, predominando a cor verde. Com as duas mãos, a cearense segura um título de eleitor antigo, amarelado e com pequenos rasgos nas bordas. Ao seu lado esquerdo, está uma servidora do TRE-CE, que usa uma camisa social de mangas compridas, na cor verde, e calça jeans. Ela possui cabelos longos e pretos; e usa crachá do TRE-CE. No plano de fundo, à direita, está uma porta de madeira. No canto superior, à esquerda, na parede de cor branca, está a imagem de Maria com o menino Jesus.

