Ouvidoria do TRE-CE participa de ação de atendimento à população em situação de rua em Fortaleza

Foram disponibilizados serviços eleitorais e doados itens de higiene, vestuário e alimentação

Foram disponibilizados serviços eleitorais e doados itens de higiene, vestuário e alimentaçãoOuvidoria do TRE-CE participa de ação de atendimento à população em situação de rua em Fortaleza
Ação conjunta foi realizada em alusão ao Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, comemorado em 19 de agosto

Nesta sexta-feira (18), a Ouvidoria do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) promoveu no Estado a primeira ação da Política Nacional de Atenção às Pessoas em Situação de Rua e suas Interseccionalidades (PopRuaJud), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Nessa primeira edição, a Unidade Móvel do Tribunal atendeu à população do entorno da Praça do Ferreira, na Capital, disponibilizando serviços eleitorais e doando itens de higiene, vestuário e alimentação.

Alessandro
Alessandro, de 46 anos, reconhece o papel de eleitor na sociedade

Alessandro, de 46 anos, foi um dos primeiros a buscar atendimento no ônibus do TRE-CE. Natural do Rio Grande do Norte, o cidadão habita, há dois meses, os arredores do largo. Ele explica que perdeu o título durante a mudança de estado, mas que valoriza o papel de eleitor na sociedade. “Nós temos a nossa democracia, lutamos por ela no passado e hoje também. Por isso, faço questão de exercer o direito ao voto onde quer que eu esteja”, disse.

Além do TRE-CE, participaram da iniciativa a Secretaria da Proteção Social (SPS) do Governo do Estado, o Conselho Estadual dos Direitos das População em Situação de Rua e em Superação da Situação de Rua (Cepop-CE), a Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS) da Prefeitura de Fortaleza, o Ministério Público (MPCE), a Assembleia Legislativa (Alece), a Perícia Forense (Pefoce) e a Polícia Civil do Ceará, além de outras instituições da sociedade civil.

A ouvidora do TRE-CE, juíza Bruna Rodrigues, acompanhou os serviços da Unidade Móvel e compôs a mesa no evento em alusão ao Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, comemorado em 19 de agosto. No encontro, diversas autoridades e ativistas debateram dados e políticas públicas para a população de rua. 

“Esse é um dia para rememorar, relembrar e enaltecer a luta em defesa das pessoas em situação de rua. O sistema precisa de medidas institucionais, perenes e efetivas, de modo a garantir o acesso à Justiça, à alimentação, à moradia e a todos os outros direitos previstos pela Constituição Federal”, afirmou a magistrada. A juíza registrou, ainda, o compromisso da Ouvidoria do TRE-CE e do PopRuaJud com a causa.

#PraTodoMundoVer

Há dois registros fotográficos na matéria. O primeiro é da Unidade Móvel do TRE-CE, estacionada no entorno da Praça do Ferreira, em Fortaleza. O veículo, de cor preta, está adesivado com o texto, em branco: Tribunal Regional Eleitoral do Ceará - Atendimento ao Eleitor. À frente, na lateral esquerda, diversas pessoas aguardam atendimento. Umas estão sentadas e outras, em pé. A segunda imagem é uma foto de perfil do personagem da matéria, Alessandro, de 46 anos. Ele tem cabelos curtos, grisalhos; a pele preta, usa uma camisa branca, estampada com flores. Atrás dele, no plano de fundo, está a Unidade Móvel do TRE-CE.

Acesso rápido